Na torcida pelo Nordeste no Oscar, o Panorama Internacional Coisa de Cinema anuncia data da próxima edição

cultura

Festival fez uma sessão especial com Kleber Mendonça Filho em 2025, que exibiu e debateu o longa ‘O som ao redor’, premiado no 8º Panorama

Enquanto torce pela vitória de Wagner Moura e “O agente secreto” no Oscar, a equipe do Panorama Internacional Coisa de Cinema organiza a edição de 2026, que acontece de 25 de março a 1º de abril em Salvador. Mais antigo festival de cinema em atividade na Bahia, o Panorama também tem uma relação estreita com Kleber Mendonça Filho, diretor do filme que representa o Brasil no Oscar.

Em 2025, ao comemorar 20 edições, o Panorama Coisa de Cinema recebeu Kleber e a produtora Emilie Lesclaux para conversar com o público sobre “O som ao redor”, longa vencedor da Competitiva Nacional do festival em 2012. O cineasta pernambucano premiado como melhor diretor em Cannes exibiu praticamente todos seus curtas no Panorama, com destaque para Recife Frio, em 2010.

Sede no Cine Glauber Rocha
O Cine Glauber Rocha, que recebeu a pré-estreia de “O agente secreto” em Salvador, é a sede do Panorama na capital baiana. Algumas mostras também serão exibidas na Sala Walter da Silveira. Em Cachoeira, o festival será entre 25 e 29 de março, no Cine Theatro Cachoeirano.    

Os filmes selecionados para as mostras competitivas serão divulgados após o Carnaval, em coletiva de imprensa. A equipe de curadoria está finalizando a seleção dos quase 2000 filmes inscritos. Mostras especiais e homenagens serão anunciadas em breve.

O Panorama Internacional Coisa de Cinema tem patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fonte: Aldeia Nagô / Foto: Milena Palladino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *