‘Não temos cobertura homogênea’, alerta secretária da Saúde sobre vacina

saúde

Adélia Pinheiro disse ao bahia.ba considerar cedo falar em retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras; vacinação será um critério na decisão

A secretária de Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, alertou nesta segunda-feira (7), em conversa com o bahia.ba, que o estado ainda não atingiu a homogeneidade na cobertura vacinal contra a Covid-19. “Nós não tempos cobertura homogênea na Bahia. Ainda temos 5 milhões de pessoas que ainda não buscaram a atualização da sua dose”, destacou ela, durante o ato de entrega de ambulâncias e equipamentos conduzido pelo governador Rui Costa.

A titular da Sesab considera cedo para falar em retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras, ressaltando que o nível da cobertura vacinal é essencial nesta avaliação.  Sobre o limite de público para eventos, a secretária da Saúde informa que o próximo decreto sairá no dia 14 deste mês.

Atualmente, são permitidos públicos de até 5 mil pessoas ou 30% da capacidade, em jogos de futebol. Não há uma previsão se o próximo passo será de manter os critérios atuais ou ampliar/restringir a autorização.

“O monitoramento diário e ao longo do tempo do número de casos, ocupação de leitos e qualquer mudança significativa nestes dados nos levará a indicação da posição de flexibilização de público em eventos”, ponderou. Em qualquer cenário, explica a secretária, seguem as recomendações pelo distanciamento social e higienização das mãos.

Fonte: Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *