Neusa Borges será homenageada no 8º Festival Lugar de Mulher é no Cinema em Salvador

cultura

A atriz e cantora Neusa Borges é a homenageada principal da 8ª edição do Festival Lugar de Mulher é no Cinema, que ocorre entre os dias 23 e 27 de julho de 2025 em Salvador, Bahia. O festival reconhece a carreira de mais de seis décadas da artista, que atuou em televisão, teatro e cinema e teve sua contribuição reafirmada em premiações recentes.

Carreira e trajetória de Neusa Borges

Natural de Florianópolis (SC), Neusa Borges iniciou sua carreira como cantora nos anos 1950, em São Paulo. Em 1968, estreou na televisão na novela Beto Rockfeller, marco na teledramaturgia nacional, e participou do musical Hair. Desde então, acumulou mais de 100 personagens em novelas, filmes, minisséries, peças e especiais.

Em 2023, Neusa foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado pelo filme Mussum, O Filmis. A artista é reconhecida por sua atuação em produções como Escrava Isaura (1976) e por sua representatividade na cultura brasileira como mulher negra e atuante em diversas linguagens artísticas.

O Festival Lugar de Mulher é no Cinema

O festival se dedica a dar visibilidade e fortalecer produções de mulheres cis, trans e pessoas não binárias no audiovisual. A programação de 2025 inclui sessões presenciais e online, mostras competitivas divididas em Luas, Raízes e Matinê, além de oficinas, rodas de conversa e masterclass.

Além da homenagem a Neusa Borges, o evento entrega o Prêmio Sol Moraes, destinado a realizadoras em início de carreira, que nesta edição celebra a diretora Rastricinha Dorneles, destacada pela abordagem artística e engajamento social.

A programação é gratuita e distribuída em três locais culturais de Salvador: o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Espaço Boca de Brasa Centro e o Boca de Brasa 360, localizado no Subúrbio Ferroviário.

Organização e apoios

O festival é promovido pelas produtoras Salamandra ProduçõesOlho de Vidro e Favelacult Produções, com apoio do Edital Gregórios Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos / Prefeitura de Salvador, da PNAB / Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *