Iara Rennó escolheu o dia 4 de dezembro para, ao lado da baiana Josyara, lançar “Igbale”. A faixa, na qual elas dividem vozes e produção musical, celebra Iansã – Santa Bárbara, no sincretismo religioso -, orixá do dia.
Igbale é qualidade da homenageada desta data e a canção faz parte da mesma safra que deu origem ao seu álbum mais recente, “Orí Okàn”, feito quando Iara ficou recolhida no processo de iniciação no candomblé.
A novidade, no entanto, acabou seguindo por outra abordagem sonora, e chega agora sob produção conjunta da artista com a baiana de Juazeiro, logo após outro single, “Iroko” (Axé Que Vem do Pé), este ao lado de Juçara Marçal e Kiko Dinucci.
Conectados pela temática de saudação aos Orixás, os novos singles fecham o ciclo percorrido pelos álbuns-irmãos lançados pela artista nos últimos dois anos – “Oríkì” (de 2022, indicado ao Grammy Latino) e “Orí Okàn” (de 2023) – mas também abrem caminho para uma nova abordagem do tema, agora permeada por timbres eletrônicos.
“Quando compus ‘Igabale’, pensei na Josyara por conta do violão rítmico, que dialoga com o dela. Enviei o registro imaginando uma resposta de seu violão que pudesse estabelecer um diálogo com o meu, mas fui surpreendida por gravações eletrônicas dela. Adorei, e acabamos seguindo esse caminho, lapidando ele”, conta Iara.
Por José Mion/Alô Alô Bahia / Foto:Silas H