Premiação foi concedida “pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”
A escritora francesa Annie Ernaux foi premiada, nesta quinta-feira (6), com o prêmio Nobel de Literatura de 2022.
Ela foi laureada “pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”.
Ernaux é uma das atrações confirmadas em um dos principais eventos literários do Brasil – a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro.
Responsável pelo prêmio, a Academia Sueca disse que não conseguiu entrar em contato com Ernaux antes de revelar sua vitória.
Após o anúncio, em declaração a uma TV sueca, Ernaux disse que considera o prêmio “uma grande honra para mim e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade”.
A organização do prêmio destaca que Ernaux, em sua escrita, “de forma consistente e de diferentes ângulos, examina uma vida marcada por fortes disparidades de gênero, linguagem e classe”. “Seu caminho como autora foi longo e árduo”, completa.
No Brasil, as obras da escritora francesa são publicadas pela Editora Fósforo, que destaca em seu site como os livros de Ernaux “são considerados clássicos modernos na França”.
Já foram lançados os livros “O Lugar”, “Os Anos” e “O Acontecimento” – além de “A Vergonha”, que está em pré-venda.
A organização do prêmio Nobel classifica “O Acontecimento” como “uma obra-prima de sua produção”, que traz “uma narrativa clinicamente contida sobre o aborto ilegal de uma narradora de 23 anos.
“É um texto implacavelmente honesto, onde entre parênteses ela acrescenta reflexões numa voz vitalmente lúcida, dirigindo-se a si e ao leitor num só e mesmo fluxo”, acrescenta o presidente do Comitê do Nobel de Literatura, Anders Olsson, em comunicado.
Annie Ernaux acredita manifestamente na força libertadora da escrita. Seu trabalho é intransigente e escrito em linguagem simples, raspada. E quando ela com grande coragem e acuidade clínica revela a agonia da experiência da aula, descrevendo vergonha, humilhação, ciúme ou incapacidade de ver quem você é, ela conseguiu algo admirável e duradouro.Anders Olsson, presidente do Comitê do Nobel de Literatura
Os vencedores do prêmio Nobel estão sendo anunciados ao longo desta semana. Nesta sexta-feira (7), às 06h45, horário de Brasília, será anunciado o vencedor do Nobel da Paz.
Fonte: CNN Brasil