Nome por trás de grandes atacantes do Brasil, Marcelo Teixeira tenta repetir fórmula de sucesso no comando da base do Bahia

Bahia Brasil esportes News

Segunda-feira, 19/01/2026 – 13h50

Por Bia Jesus

Ricardo Mathias, Gustavo Prado, Wallace Yan, Pedro, João Pedro, Evanilson, Kayky, John Kennedy, Luiz Henrique, Ruan Pablo, Kauê Furquim e Dell têm em comum, além da posição em campo e do destaque no futebol, a passagem por projetos de desenvolvimento de atacantes liderados por Marcelo Teixeira. Atual diretor das categorias de base do Bahia, o profissional é responsável por um dos processos considerados estratégicos na formação do clube.

À frente da base do Esquadrão, Marcelo Teixeira conduz, sob a supervisão do diretor de futebol Cadu Santoro, um modelo de trabalho com foco específico na formação ofensiva. A metodologia inclui acompanhamento individualizado, estímulo à leitura de jogo, aprimoramento da tomada de decisão e evolução técnica dos atletas. Os primeiros resultados já começam a aparecer, com jogadores como Ruan Pablo, Dell e Kauê Furquim ganhando destaque interno, além de Tiago, negociado com o Orlando City.

A estrutura do projeto é sustentada pela experiência acumulada ao longo da carreira do dirigente. Antes de chegar ao Bahia, Marcelo Teixeira esteve à frente das categorias de base do Fluminense por vários anos, período em que participou do desenvolvimento de atacantes que atualmente atuam em alto nível no futebol nacional e internacional, entre eles Pedro, João Pedro, Evanilson, Kayky, John Kennedy e Luiz Henrique.

O profissional também teve passagem pela Ferroviária-SP, onde trabalhou diretamente na identificação e no processo de formação de atletas como Ricardo Mathias, Wallace Yan e Gustavo Prado.

No Bahia, esse conhecimento passou a ser aplicado numa estrutura alinhada ao projeto esportivo do clube, com metodologia definida e foco no desenvolvimento a médio e longo prazo. A recorrência de jogadores ofensivos formados sob sua liderança coloca o Tricolor em evidência no cenário formativo nacional, visando consolidar ativos esportivos competitivos e com potencial de mercado.

A presença de nomes como Ruan Pablo, Dell e Kauê Furquim já decidindo jogos no Campeonato Baiano 2026 dá a receita para que Teixeira possa repetir fórmula de sucesso que teve nos clubes em que passou.

Fonte: Bahia Noticias / Foto: Divulgação / EC Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *