Ex-presidente segue com dianteira no primeiro e no segundo turno. Bolsonaro herda apenas metade da pontuação de Moro. Pelotão de baixo também não cresce
Quarta, 13 de abril de 2022
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o primeiro turno da eleição presidencial com 40% dos votos, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13), o petista oscilou 2 pontos percentuais pra baixo, dentro da margem de erro, em duas semanas. Já Bolsonaro cresceu 3 pontos. Ou seja, a ausência Sergio Moro (União Brasil) que tinha 6% na pesquisa anterior (30 de março), teve reflexo apenas parcial em favor do atual presidente.
Lula venceria também um eventual segundo turno, por 47% a 38% – ou 55,3% a 44,7 considerados apenas os votos válidos (descontados branco, nulos e nenhum). Desse modo, a pesquisa PoderData destoa das demais divulgadas nos últimos dias, em que Lula aparece acima de 60% dos válidos em segundo turno. E nas quais Bolsonaro ostenta taxas de rejeição acima de 60%.
Além disso, a simulação sem Moro na lista altera pouco o quadro considerados apenas os votos válidos no primeiro turno. Isso porque o percentual de Lula – excluídos os votos brancos, nulos e nenhum – fica em 45%, enquanto a soma dos adversários, em 55%. Ou seja, a diferença em relação à sondagem anterior nesse quesito é nenhuma.
Fonte: Rede Brasil Atual