Nutricionista oncológica fala sobre a importância de apoio nutricional para pacientes com câncer em Feira

cidades saúde

 O projeto On com a Vida é um instituto dedicado à assistência, apoio e informação para pacientes com câncer em Feira de Santana.

Na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Feira de Santana desta quarta-feira (01), Dra. Victoria Moreira, nutricionista oncológica e fundadora do projeto On com a Vida, ressaltou a necessidade urgente de um polo de apoio nutricional e de suplementação para pacientes com câncer em Feira de Santana. A especialista, que idealizou a iniciativa, explicou como a falta de suporte adequado pode prejudicar o tratamento oncológico e falou sobre os projetos em andamento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

O projeto On com a Vida é um instituto dedicado à assistência, apoio e informação para pacientes com câncer em Feira de Santana. O principal objetivo do projeto é oferecer um local de referência onde os pacientes possam buscar ajuda, esclarecer dúvidas e receber suporte conforme suas necessidades. A iniciativa também visa apoiar serviços já existentes na cidade, como a Munacom, o ECA e a APC, e desenvolver novos projetos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento oncológico.

De acordo com Dra. Victoria, um dos principais projetos é a suplementação para pacientes em vulnerabilidade social, com foco em garantir que os pacientes tenham os nutrientes necessários para enfrentar o tratamento. Além disso, o projeto oferece um ponto de informação, onde qualquer paciente, independentemente de seu diagnóstico ou local de tratamento, pode buscar orientação sobre onde encontrar o suporte que precisa.

A Dra. Victoria explicou que o paciente oncológico frequentemente enfrenta dificuldades nutricionais durante o tratamento devido ao desgaste causado pela doença e aos efeitos colaterais dos tratamentos, como quimioterapia e radioterapia. Esses tratamentos podem interferir na ingestão de alimentos, o que compromete a absorção de nutrientes essenciais.

“Se o paciente não se alimentar adequadamente, ele não terá energia para enfrentar o tratamento e recuperar seu corpo. A boa alimentação e a suplementação adequada podem não só melhorar o estado geral do paciente, mas também ajudar a minimizar alguns dos sintomas adversos do tratamento, como náuseas e fadiga”, afirmou a nutricionista.

Desafios para a implementação do projeto em Feira de Santana

Quando questionada sobre o que falta para transformar esse projeto em realidade em Feira de Santana, Dra. Victoria destacou dois pontos principais: organização e recursos financeiros.”É necessário ter um planejamento bem estruturado e, claro, apoio financeiro para que possamos viabilizar todas as ações que planejamos. O On com a Vida já está se organizando para expandir suas atividades, incluindo a busca por uma unidade física para atendimento”, explicou.

Embora o projeto ainda não esteja funcionando em sua totalidade, a nutricionista afirmou que o On com a Vida já está realizando diversos projetos sociais em Feira de Santana. “Neste mês de outubro, teremos dois projetos importantes: um evento de saúde voltado para o cuidado com a mulher, que acontecerá no dia 11 de outubro na Igreja Presbiteriana Plenitude, e um evento no dia 25, que tem como foco a prevenção e o tratamento do câncer de mama. A data e local exato ainda serão divulgados nas redes sociais do projeto.”

Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: Amaury Junior


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *