Os 50 anos de “O Anjo Negro”, do cineasta baiano José Umberto Dias, serão homenageados com uma sessão especial no XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, dia 4 de novembro, às 18h15, no Cine Metha – Glauber Rocha. Estrelado por Mário Gusmão, Raimundo Mattos e Roberto Maya, o longa-metragem revela preconceitos e hipocrisias estruturais da sociedade brasileira.
Primeiro longa ficcional de José Umberto, “O anjo negro” conta a história de uma família soteropolitana liderada pela figura autoritária de Hércules. Quando um emissário de Exu misteriosamente surge na vida da família, seus integrantes passam a enfrentar suas contradições, revelando seus falsos valores. Ao final da sessão, o diretor e o crítico de cinema Adolfo Gomes participarão de um bate-papo com o público.
O Panorama contará ainda com sessão especial em homenagem aos 20 anos do lançamento de “Amarelo manga”, primeiro longa-metragem do cineasta pernambucano Cláudio Assis, e apresenta ainda o Panorama Convida, com a diretora Ceci Alves apresentando o seu “Da alegria, do mar e de outras coisas” e convidando “Won’t you come out to play?”, de Julia Katharine.
Em seu retorno ao formato totalmente presencial, o XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 3 a 9 de novembro, em Salvador e em Cachoeira.
Fonte: Alô alô Bahia