Terça, 31 de maio de 2022
O maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. E foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011. Esse movimento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
Em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida em acidentes sendo os estados de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo concentraram o maior número de acidentes e mortes do país. Em Minas, foram 176.181 acidentes com 1.504 óbitos. No estado da região Sul do país foram 125.675 incidentes e 817 mortes. Já em São Paulo, foram 119.637 acidentes e 1.458 óbitos.
O número de acidentes, no ano passado, foi de 632.764 registros o que equivalente a 72 incidentes por hora no Brasil. As informações são do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura.
Os resultados obtidos nos mostram que os jovens, homens, entre 20 e 29 anos, estão entre as principais vítimas dos acidentes. Além disso, os trabalhadores que utilizam moto se acidentam três vezes mais do que quem vai de carro e 30 vezes mais do que quem utiliza ônibus. É importante destacar também a alta incidência de acidentes envolvendo ciclistas, que assim como a moto é um veículo considerado vulnerável em relação aos outros tipos de veículos.
E se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito por ano (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.
Com base nesses dados a ONU criou a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” no intuito de poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2025.
No Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para período de 2022 a 2030.
Por isso, o Movimento Maio Amarelo de 2022 faz um convite: junte-se aos profissionais tão importantes em toda sociedade, que dedicam sua vida para cuidar de outras e vamos juntos salvar vidas!
Marcos Sampaio
Especialista e Consultor em Segurança, Saúde e Meio Ambiente