Escola de Comunicações e Artes da USP tem promovido eventos, projetos e outras iniciativas sobre acontecimentos históricos ocorridos no Brasil
Domingo, 3 de abril de 2022
Crisley Santana
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em São Paulo, tem realizado diferentes iniciativas que remetem ao bicentenário da Independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna, ambos comemorados em 2022.
Os projetos, desenvolvidos por docentes e estudantes, vão de periódicos e eventos acadêmicos a produções audiovisuais e manifestações artísticas. Tais iniciativas estão vinculadas ao Ciclo22, projeto da USP que se propõe a refletir criticamente sobre os marcos históricos de 22 e agrupar as atividades universitárias relacionadas aos temas.
As iniciativas estão elencadas na aba ECA no Ciclo22, localizada dentro do portal oficial da escola. Algumas delas são:
Para o professor Wagner Souza e Silva, presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da ECA, os temas explorados pela escola representam conexão com os objetivos do Ciclo22.
“Tanto as artes como as comunicações têm papel fundamental dentro do que foi proposto pelo projeto Ciclo22. Podemos dizer, de maneira geral, que são áreas que lidam, respectivamente, com a sensibilidade e o diálogo, ou seja, elementos fundamentais para permitir este amplo processo de reflexão sobre o nosso passado, presente e futuro”, disse.
Para ele, a criação do portal, que reúne as atividades produzidas pela escola, pode ampliar o alcance de tais iniciativas. “Para organizar essa produção, criamos uma seção específica no site da ECA, com link direto para o portal do projeto. Entendemos que essa ação é uma forma de manter o tema em destaque na escola ao longo do ano. Importante dizer que obtivemos o apoio da PRCEU (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP) para algumas das iniciativas.”
Com o retorno presencial das atividades acadêmicas, o professor acredita que pode haver ainda mais possibilidades para os projetos realizados pela ECA em parceria com o Ciclo22. “A ECA é uma unidade singular dentro da Universidade, com uma grande produção cultural e extensionista, que ocorre de maneira intensa e em fluxo contínuo. A perspectiva de contribuição com o Ciclo22 pode ser vista como um vetor para propulsionar a visibilidade das diversas frentes de produção cultural da escola”, afirmou.
Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br
E siga as redes sociais do projeto: Twitter | Instagram | Youtube