O que se sabe sobre ataque com 4 mortes em igreja mórmon nos EUA

Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram e várias outras ficaram feridas após um ataque a tiros e um incêndio em uma igreja mórmon no estado de Michigan, nos Estados Unidos.

O suposto atirador foi morto, e o incêndio já foi controlado.

O suspeito foi identificado como Thomas Jacob Sanford, mas o motivo do crime ainda não está claro. Ele era um veterano do Corpo de Fuzileiros Navais, segundo a CBS, parceira da BBC nos EUA.

O ataque e o incêndio ocorreram na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, uma cidade a cerca de 100 km a noroeste de Detroit.

O município fica a poucos quilômetros ao sul da cidade de Flint e tem mais de 39.000 habitantes.

As autoridades afirmam que o suspeito – um homem de 40 anos – dirigiu seu veículo contra a igreja antes de incendiar o prédio “deliberadamente”.

A polícia disse que o suspeito “arremessou o veículo contra a porta da frente, saiu e começou a disparar” com um fuzil.

Havia “centenas de pessoas” em um culto na igreja naquele momento, segundo as autoridades.

A polícia afirma que não há mais ameaça ao público e que o fogo foi controlado, após o suspeito ter sido morto em uma troca de tiros com os policiais.

Segundo autoridades, oito pessoas ficaram feridas.

A força policial local de Grand Blanc afirma que cem agentes do FBI foram mobilizados para ajudar na investigação.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ter sido informado sobre os eventos em Michigan, chamando o ataque de “horrendo”.

Em uma publicação nas redes sociais, Trump disse que “o suspeito está morto, mas ainda há muito a descobrir”.

Ele então disse que “este parece ser mais um ataque direcionado a cristãos nos Estados Unidos da América”.

O presidente acrescenta: “O FBI esteve imediatamente no local e liderará a investigação federal, fornecendo total apoio às autoridades estaduais e locais”.

“ESTA EPIDEMIA DE VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS DEVE ACABAR, IMEDIATAMENTE!”, disse o presidente.

O incidente ocorre após outro ataque com tiros em uma igreja no mês passado, quando um atirador abriu fogo contra alunos em Minneapolis enquanto rezavam.

Na ocasião, Robin Westman matou duas crianças e feriu outras 18 após se aproximar da lateral da Igreja da Anunciação e disparar dezenas de tiros através de janelas usando três armas de fogo.

Westman morreu no local devido a um ferimento autoinfligido por arma de fogo, e a polícia disse que o motivo definitivo do ataque pode nunca ser conhecido.

“O atirador expressou ódio a muitos grupos, incluindo a comunidade judaica e ao presidente Trump”, disse o procurador-geral dos EUA por Minnesota, Joseph Thompson.

Donald Trump
Reuters

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias emitiu um comunicado sobre o “trágico ato de violência” deste domingo.

“Durante o culto de domingo, um atirador abriu fogo, e os primeiros relatos indicam que várias pessoas ficaram feridas”, disse o porta-voz da igreja, Doug Andersen.

Ele acrescenta que a igreja está em contato com as autoridades policiais enquanto a investigação prossegue.

Andersen agradece às pessoas pelas orações, dizendo: “Os locais de culto devem ser santuários de pacificação, oração e conexão. Oramos pela paz e cura para todos os envolvidos.”

Fonte: BBC Brasil / Foto: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *