Quem visita o MAD Museum – Museu de Artes e Design – em frente ao Central Park, em Nova York, pode conferir até 14 de janeiro de 2024, a exposição Craft Front & Center, que traz, entre 60 obras do seu acervo assinadas por 48 artistas de todo o mundo, três esculturas concebidas pela baiana Nadia Taquary, que integraram originalmente a instalação Oríki: Bowing to the Head.
“Essas três obras fazem parte do acervo permanente do MAD Museum. Eles adquiriram após meu show solo no The55 Project, residência artística que fiz na Bake House, em Miami”, contou a artista em entrevista ao Alô Alô Bahia. Outra parte da instalação foi comprada pelo Pérez Museum, em Miami, também para seu acervo permanente. São peças em madeira, ouro, prata, miçangas, búzios e outros materiais representativos tanto do colonialismo quanto das religiões africanas.
Além da artista, outro brasileiro participa da Craft Front & Center. Armarinhos Teixeira, que vive e trabalha em São Paulo, está presente na exposição com Taxonomia, uma obra de grandes proporções que faz parte de uma série de esculturas que imitam a forma e as estruturas de plantas, animais marinhos e outros organismos.
Sobre a Craft Front & Center, a mostra plurianual destaca o valor do feito à mão e une obras históricas e aquisições contemporâneas. “Organizada em temas de transformação material, desmantelamento de hierarquias, contemplação, identidade e sustentabilidade, a exposição ilumina como o campo expansivo do artesanato ampliou as definições de arte”, explica o museu.
Fonte: Alô alô Bahia