No Carnaval de 2023, o Olodum irá resgatar a história do instrumento que eternizou a banda para o mundo. “Tambores: A Batida do Coração – Caminhos da Eternidade” é o tema que vem com um resgate da história da utilização dos instrumentos percussivos, mais especificamente os tambores, com foco nos tambores de Ghana e cultura dos povos Ashanti.
O tema traça um paralelo com a utilização dos instrumentos na contemporaneidade e da função ainda potente em reunir pessoas e comunicar por meio do toque. O bloco tem sua saída no dia 17 de fevereiro, no Pelourinho, e na sequência no Campo Grande, e no dia 19 de fevereiro, no circuito Barra Ondina.
Ao longo dos anos, sobretudo nas comunidades tradicionais africanas, os tambores têm sido utilizados para eventos festivos, além de comumente utilizados como artefato de comunicação entre comunidades distantes, devido a sua forte potência sonora.
Os tambores do Olodum também se tornaram um referencial para Salvador e para o mundo. Por meio das suas cores que remetem ao pan-africanismo, o grupo tem sonoridade inconfundível.
Serão homenageados mulheres e homens percussionistas, evidenciando a importância dos tambores e da conexão entre ancestralidade e expressão da subjetividade, e do Pelourinho como espaço sagrado do coração do Olodum.
Fonte: Alô alô Bahia