Olodum faz show gratuito nesta sexta em Ilhéus; programação do Novembro Negro

Bahia cidades

No dia 25, show de uma das bandas mais tradicionais música baiana

Como parte das comemorações em alusão ao Novembro Negro, Ilhéus terá um mega show da Banda Olodum na próxima nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Agendado para 20 horas, o evento gratuito marca o encerramento do II Seminário Municipal de Relações Étnico-Raciais e contará com apresentação da Banda Dilazenze, Banda Quizila, dos artistas Cijay, Billyfat e convidados.

Veja a programação completa. Clique aqui.

Conforme a Secretaria Especial de Cultura (Secult), as ações celebram uma das campanhas mais importantes do calendário cultural da cidade, reforçando o combate à discriminação social e destacando a importância do incentivo à autoestima e ao orgulho dos afro-brasileiros.

Neste ano a Secult trouxe o tema “Força, poder e resistência”, cujo trabalho está sendo desenvolvido de maneira transversal, visando contemplar debates para além das atividades artísticas e culturais.

“São ações importantíssimas que fortalecem a luta contra o preconceito racial e o racismo estrutural”, disse Geraldo Magela, titular da Secult. As ações também enfatizam o papel das políticas públicas na garantia de direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais.

Sobre a campanha

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste.

A data rememora a importância da luta dos negros escravizados para a abolição do regime escravocrata no Brasil, além de expor o quanto são marginalizados na sociedade brasileira que, ainda no século XXI, perpetua o racismo.

Fonte: Diário Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *