ONU pede ação global contra terrorismo após atentado suicida no Paquistão

Mundo

Explosão de homem-bomba deixou 56 mortos e quase 200 feridos; ato foi classificado como injustificável

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, voltou a condenar o atentado suicida que deixou 56 mortos e quase 200 feridos na cidade de Bajaur, no Paquistão. Em nota divulgada na 3ª feira (1.ago), o diplomata classificou o ato como “criminoso e injustificável” e pediu uma ação global para conter o terrorismo.

A declaração aconteceu após reunião com o presidente da Assembleia Geral da ONU, Csaba Korosi, e com o Conselho de Segurança. Durante o encontro, ambos os diplomatas prestaram condolências às famílias das vítimas, ao governo e ao povo do Paquistão, reiterando que é preciso responsabilizar os autores e patrocinadores dos ataques.

O atentado suicida no Paquistão aconteceu no último domingo (30.jul), quando um homem-bomba explodiu durante um comício organizado pelo partido conservador Jamiat Ulema Islam (JUIF). O ato foi reivindicado pelo Estado Islâmico um dia depois e, segundo investigadores, serviu para abalar a instabilidade do país pouco antes das eleições.

Fonte: SBT News