Onze filmes sobre o 11 de setembro chileno

cultura

Karolina Monte

Entre documentários e ficção, produções ajudam a relembrar as escaras sofridas pela sociedade chilena

No dia 11 de setembro de 1973, o Chile sofria um golpe militar. Com o apoio dos Estados Unidos, o Palácio La Moneda, sede do gabinete presidencial, foi cercado por militares e tanques de guerra, e bombardeado por ordem do general Augusto Pinochet.

Salvador Allende, presidente eleito em 1970, viu os planos de derrubar o capitalismo e inaugurar uma via socialista no país sendo destroçados sob tamanha violência; suicidou-se pouco antes da invasão ao La Moneda. A partir deste dia, começava a brutalidade de Pinochet no Chile, que perdurou até 1990.

Para relembrar esta cicatriz na história do país e da América Latina, separamos 11 filmes, entre documentários e romances, que têm como pano de fundo o golpe chileno, e suas repercussões antes, durante e após os 17 anos de autoritarismo militar.

Não ficção

Estádio Nacional – Estadio Nacional (2001)

Após o 11 de setembro, o Estádio Nacional Chileno foi utilizado pela cúpula militar golpista como campo de concentração de presos políticos durante dois meses. Sem acusações ou julgamentos, 12 mil pessoas lá ficaram, sendo que sete mil delas, torturadas. Quase 30 anos depois, as eleições presidenciais no mesmo local servem como mote para o retrospecto cronológico do ocorrido no local. Disponível no YouTube.

Massacre no Estádio – Massacre at the Stadium (2019)

Víctor Jara, cantor da era da nova música chilena, foi um dos torturados e assassinados no Estádio Nacional em 1973. O artista se tornou um símbolo da violência do regime militar de Pinochet. Anos depois, este documentário remasterizado é um registro da busca por espaço e da importância da memória dos que sofreram sob a ditadura.

A Batalha do Chile – The Battle of Chile (1975-1979)

O chileno Patrício Guzmán dedicou sua filmografia a registrar os acontecimentos e consequências do golpe militar chileno. Este é um dos maiores e mais conhecidos registros audiovisuais do período ditatorial chileno, gravado por Guzmán durante os primeiros anos de Pinochet no poder do país. Lançada em 1975, a parte I – A Insurreição da Burguesia, retrata a tensão no Chile em 1973 entre a burguesia chilena e o governo socialista e seus apoiadores, e o início dos planos de golpe.

A parte II – O Golpe de Estado, lançada em 1976, relata os antecedentes e preparativos para a derrubada de Allende, e como a primeira tentativa de golpe, dois meses antes, ajudou os militares a organizarem sua estratégia de uma maneira abafada. Em 1979 foi lançada a parte III – O Poder Popular, que mostra o poder dos trabalhadores das indústrias na decisão eleitoral, e a esperança de um novo futuro para o povo chileno com a chegada de Salvador Allende ao governo em 1970, antes do golpe de Estado. Disponível no site da distribuidora Icarus Films, com legendas em espanhol e inglês.

Salvador Allende – Salvador Allende (2004)

Em mais um longa, Guzmán mostra a construção da figura carismática e simbólica de Salvador Allende como um berço de futuro promissor. Ao mesmo tempo, revela seu lado mais pessoal como médico, pai, funcionário público e sua construção política. Também retrata como a figura do presidente permaneceu na memória chilena após a sua queda. Disponível na plataforma de streaming Mubi.

Nostalgia da Luz – Nostalgia for the Light (2010)

O Deserto do Atacama é palco de uma imensidão de mistérios: o cenário a perder de vista, o céu estrelado de um universo em expansão, e os corpos de desaparecidos da ditadura militar chilena. Como a tecnologia de ponta de telescópios astronômicos poderia ajudar as mulheres que se dedicam a buscar os restos mortais de presos políticos da ditadura de Pinochet, abandonados na vastidão de um deserto inóspito para a vida humana? São algumas perguntas que Patrício Guzmán busca responder neste documentário, disponível no Mubi.

Nostalgia da Luz será exibido em sessão especial no Reag Belas Artes em São Paulo, cinema localizado na rua da Consolação, no dia 17 de setembro, a partir das 19h30. Realizado em parceria com o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP-SAIFR), após a exibição do longa, haverá um debate com palestrantes especialistas em cinema e física.

Condor (2007)

Este documentário brasileiro mostra queda de Salvador Allende, a ligação entre os golpes de Estado que aconteceram no chamado Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1970, e o financiamento do governo dos EUA para estas operações. Operação Condor foi o nome dado para a aliança entre as ditaduras militares sul-americanas, e as operações realizados em conjunto para prender e exilar opositores dos sistemas. Disponível no Prime Video.

Allende, meu vô Allende – Allende, mi abuelo Allende (2015)

Marcia Tambutti Allende, produziu este documentário sobre seu avô, Salvador Allende. Marcia deixa claro que este é um filme para romper com o silêncio da família sobre a queda e suicídio de Allende. De maneira íntima e delicada, a diretora tenta refazer a lembrança do presidente socialista através de depoimentos dos seus familiares, que foram espalhados por vários países depois do golpe militar. Disponível no Mubi.

FICÇÃO

No – No (2012)

Após pressão de governos internacionais para realizar um plebiscito sobre seu governo, Pinochet inicia a campanha do “sim”. O publicitário René trabalha na agência responsável por criar e gerenciar a campanha do ditador, mas é convidado a liderar a abordagem do “no”. Indo contra a corrente de ideias dos companheiros de usar imagens baseadas no medo e na violência do regime, René surge com uma ideia baseada na “guerra das colas”, que traz esperança para o povo chileno. Baseado na campanha real utilizada pelos opositores da ditadura. Disponível na Netflix.

A Casa dos Espíritos – The House of the Spirits (1993)

Este filme é baseado no livro La Casa de Los Espíritus, primeiro romance de Isabel Allende, sobrinha de Salvador Allende e, atualmente, uma das mais reconhecidas escritoras latino-americanas. A obra tem como pano de fundo o Chile entre as décadas de 1920 e 1970, em que a família Trueba, formada por uma mulher com poderes psíquicos e um homem rico, são destruídos pelo golpe militar de 1973. O longa está disponível na plataforma de streaming Max e terá uma adaptação para série pelo Prime Video.

1976: Um Segredo na Ditadura – 1976 (2022)

No Chile de 1976, uma mulher chamada Carmen vive pacata vida de burguesa isenta, até que um padre da sua comunidade pede para que ela abrigue um refugiado político na sua casa de praia. Carmen é absorvida pela vida política, segredos e lutas dos opositores ao regime de Pinochet. Disponível na Netflix.

Tony Manero – (2008)

Nos embalos violentos do regime ditatorial do Chile no ano de 1978, Tony Manero é apaixonado pelo personagem de John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite. Manero decide participar de um concurso de imitadores na televisão. A partir de então, o personagem se vê em uma espiral de obsessão para fugir da dura realidade que se apresenta não só para ele, como para muitos ao seu redor. Disponível na Netflix.

Fonte: Brasil de Fato / Pôster chileno do documentário A Batalha do Chile, um dos mais importantes e conhecidos registros do golpe de Estado no Chile em 1973. – Divulgação/Imdb



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *