Operação El Patrón: PM é condenado a 5 anos de prisão por envolvimento com tráfico de drogas

cidades

O ex-policial militar, Josenilson Souza da Conceição, foi condenado a cinco anos de prisão e 500 dias-multa por envolvimento com tráfico de drogas no município de Feira de Santana. De acordo com a determinação, a pena será cumprida em regime semiaberto.

Josenilson está preso desde novembro do ano passado, sendo alvo da Operação El Patrón. Ele foi acusado por fazer parte de uma organização criminosa responsável por crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada, cometidos na região de Feira de Santana.

Em um apartamento no município, que seria do ex-PM, foi encontrada a quantia superior a 9 kg de cocaína, contudo, na interpretação da juíza Marcele de Azevedo Rios Coutinho, apesar das altas doses, não foi provado que Josenilson pertencia a uma organização criminosa.

“O que se extrai do procedimento não obsta a aplicação do tráfico privilegiado, haja vista que o réu é primário, não registra antecedentes criminais, e não restou provada sua integração à organização criminosa ou dedicação à atividades criminosas na medida em que, conforme entendimento firmado pelos Tribunais Superiores, ações penais em curso não podem ser utilizadas para tanto”, disse a sentença.

O ex-PM estava preso no Presídio Federal de Campo Grande (MS) desde janeiro deste ano. Além dele, os policiais Jackson Macedo Araújo Júnior e Roque de Jesus Carvalho, além de mais 12 pessoas, respondem pelos crimes de organização criminosa responsável por crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.

Fonte: BN / Foto: Humberto Costa / PF


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *