A Polícia Federal (PF) investiga as obras de pavimentação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Bahia, financiadas com emendas indicadas pelo ex-deputado federal Cacá Leão (PP). A Operação Overclean, deflagrada nesta terça-feira (10), apura peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações, além disso, prendeu 15 pessoas e bloqueou R$ 162 milhões em bens dos investigados.
Segundo a colunista Natália Portinari, do Uol, os contratos sob suspeita foram firmados em 2021 entre o Dnocs e a empresa Allpha Pavimentações, utilizando recursos do “orçamento secreto”, a pedido de Cacá Leão. O ex-deputado alegou desconhecer a empresa envolvida, afirmando que apenas direcionou a emenda ao órgão responsável pela execução.
Cacá Leão, atualmente secretário de governo da prefeitura de Salvador, é aliado de Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara. A operação também prendeu Francisco Nascimento, primo de Elmar, suspeito de integrar um esquema de fraudes com a Allpha Pavimentações.
A Allpha Pavimentações é uma empresa do setor de construção civil, especializada em pavimentação e obras de infraestrutura. Ela pertence aos irmãos e empresários Alex Rezende Parente e Fábio Rezende Parente, apontados como os principais alvos da operação. Eles são acusados de coordenar um esquema de superfaturamento e pagamento de propinas para assegurar contratos com órgãos públicos.
Fonte: Bnews
Foto: Gabriela Braga/Bahia FM