Opositor de Putin é atacado com martelo na Lituânia e culpa presidente russo

Mundo

Ex-assessor de Alexei Navalny, Leonid Volkov vive exilado no país e foi agredido em frente a sua casa

Ex-assessor e aliado do falecido opositor russo Alexei Navalny, Leonid Volkov foi agredido com um martelo na capital da Lituânia, na terça-feira (12).

Segundo a polícia local, o assessor chegava de carro à sua casa em Vilnius, onde vive exilado, quando um homem não identificado quebrou uma das janelas do veículo, jogou gás lacrimogêneo em seus olhos e bateu nele com um martelo.

Volkov quebrou o braço “e por enquanto não consegue andar por causa dos graves hematomas causados ​​pelos golpes de martelo”, de acordo com a Fundação Anticorrupção de Navalny, que acusa o presidente russo, Vladimir Putin, de estar por trás do ocorrido.

“Vamos trabalhar, não vamos desistir”, disse Volkov, de 43 anos, num pequeno vídeo publicado no Telegram nesta quarta-feira (13), falando com o braço enfaixado e numa tipoia. “Foi uma saudação de bandido característica dos capangas de Putin.”

O ataque ocorreu quase um mês depois da morte de Navalny numa colônia penal na Sibéria, no Ártico. Ele era a figura da oposição mais conhecida da Rússia e o crítico mais feroz de Putin. Navalny estava preso desde janeiro de 2021 e cumpria pena de 19 anos de prisão sob a acusação de extremismo amplamente visto como de motivação política.

Figuras da oposição e líderes ocidentais culparam o Kremlin pela sua morte. As autoridades russas, contudo, negam qualquer envolvimento no ocorrido.

* Com informações da Associated Press

📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp

Fonte: SBT News