Orquestra das Meninas de Coité leva música instrumental feminina para cidades baianas

cidades cultura

Projeto “Toque Como Uma Garota” tem apresentações gratuitas em Valente, Serrinha e Conceição do Coité, neste mês de dezembro

A Orquestra das Meninas de Coité (OMC), projeto criado em 2019 por mulheres instrumentistas, compositoras e regentes, iniciou em dezembro de 2024 sua turnê intitulada “Toque Como Uma Garota”. O projeto, patrocinado pelo Banco do Nordeste, tem como objetivo levar a música instrumental composta por mulheres para cidades baianas, visando a representatividade feminina no meio artístico e a inspiração para novas gerações.

As apresentações, gratuitas, percorrerão Valente, Serrinha e Conceição do Coité, neste mês de dezembro, com repertório exclusivamente composto por mulheres, incluindo músicas de Pitty, Rita Lee, Chiquinha Gonzaga e composições da própria orquestra, como Fernanda Santos e Dianara Almeida, maestrina da OMC.

Dianara Almeida, a maestrina da OMC. A expressão dela demonstra entusiasmo e paixão pela música (Crédito: Ascom/Divulgação)

A OMC busca, além de apresentar um repertório inédito, promover a visibilidade do talento feminino, inspirar novas gerações e desconstruir estereótipos de gênero na música. A turnê também inclui um debate sobre “Matriarcalidade dentro da perspectiva das mulheres sisaleiras e negras”, com uma abordagem racializada e ancestralizada, aprofundando a discussão sobre a presença das mulheres na música e na sociedade.

“Estamos na expectativa de que este projeto resulte em outras circulações pela nossa região e até mesmo por outras cidades do Brasil, trazendo mais oportunidades para as mulheres artistas”, declara a maestrina Dianara Almeida.

A orquestra é formada por mulheres instrumentistas, compositoras e regentes e conta com o apoio do Banco do Nordeste, realização do Instituto Cultural Alto da Colina e do Ministério da Cultura.

A turnê “Toque Como Uma Garota” representa um marco histórico para a OMC, marcando sua primeira turnê viabilizada pela Lei Rouanet. A iniciativa tem demonstrado que a música pode ser uma ferramenta de empoderamento feminino, rompendo barreiras de gênero e estimulando a participação de mulheres em espaços tradicionais masculinos. A orquestra espera incentivar outras mulheres a ocuparem posições de destaque em suas áreas e na sociedade como um todo.

Eventos:

Todas as apresentações são gratuitas e acontecem nos seguintes locais e horários:

  • Valente : 10/12/2024 – 19h – Casa da Cultura (Fundação APAEB)
  • Serrinha : 18/12/2024 – 18h – Praça Luiz Nogueira
  • Conceição do Coité : 26/12/2024 – 19h – Centro Educacional Ana Rios

Contato: Para mais informações sobre o projeto, siga as redes sociais da Orquestra das Meninas de Coité. https://www.instagram.com/orquestradasmeninasdecoite

Reportagem Paulo Marcos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *