Gigantes

Os gigantes existiram no passado ou não passam de mitos?

colunistas Rodrigo Santana

OS GIGANTES EXISTIRAM NO PASSADO OU NÃO PASSAM DE MITOS?

Por Rodrigo Santana – Segunda, 27 de junho de 2020


 Na obra: “Confissões” no Capitulo XVI: “O Mal da Mitologia”, Santo Agostinho faz a seguinte citação:

Homero imaginava essas ficções e atribuía aos deuses os vícios humanos; porém, eu preferiria que atribuísse a nós as qualidades divinas”,

Mas será que estas histórias classificadas como mitologias são apenas fruto da imaginação de quem as escreveu? É importante que tenhamos a ousadia pueril de fazer novas perguntas na expectativa de se encontrar novas respostas, pois algumas descobertas arqueológicas podem permitir que o passado possa ser observado por outro prima. Na obra: “Carta aos Mahatmas” está escrito:

A própria existência de nossos ancestrais gigantescos é agora questionada, embora nos Himalaias, no próprio território controlado por vocês, haja uma caverna cheia de esqueletos desses gigantes, e de suas enormes carcaças, quando forem encontradas, serão invariavelmente consideradas aberrações isoladas da Natureza.    

Além disso, outro caso importante foi que  a cidade de Tróia tida como uma lenda

foi identificada no final do século XIX por Heinrich Schliemann no monte Hissarlik, na planície dos Dardanelos, na costa noroeste da Turquia. Esta área contém uma sucessão de várias cidades que foram sendo construidas em um mesmo lugar durante séculos, uma destas cidades seria Tróia”.

Ao fazer a leitura da obra: “Grandes Iniciados – Esboço da História Secreta das Religiões” de Édouard Schuré, eu fui surpreendido ao notar que está citado na condição de iniciado: “Krishna”. Acontece que para muitos historiadores e mitólogos Krishna não existiu, contudo mergulhadores indianos encontraram 

       uma cidade perdida, a Dwarka de Krishna, ou Dvārakā, que uma vez se acreditava ser mito, foi confirmada como sendo encontrada a 36 metros (120 pés) debaixo d’água no estado de Gujarat, no noroeste da Índia. A descoberta acidental e surpreendente trouxe uma mudança de perspectiva para os céticos.

        Um antigo texto indiano que documenta a cidade lendária e os empreendimentos de Krishna, uma figura semideusa que diz ter residido lá, descreve grande parte das histórias sobre esta submersa cidade sagrada.”

Segundo Thomas Bulfinch no: “O Livro de Ouro da Mitologia – Histórias de Deuses e Heróis”: “todas as lendas mitológicas têm sua origem nas narrativas das Escrituras, embora os fatos tenham sido distorcidos ou alterados”. Percebe-se que quando o mitólogo escreve a palavra “Escrituras” com inicial maiúscula está a dizer que muito do que fomos condicionados a aceitar como mitologia é tão verdadeiro quanto o que conceituamos como religião.


Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *