A OSBA vai colocar o pé na estrada em julho. A Orquestra Sinfônica da Bahia viajará para shows na Chapada Diamantina, em Mucugê e Igatu, e também em cidades como Camaçari e Feira de Santana. Além disso, também farão duas apresentações na retomada da Sala do Coro do Teatro Castro Alves.
A primeira parada já está acontecendo na Chapada Diamantina entre os dias 6 e 8 de julho. A programação começou em Mucugê, onde o grupo se apresentou nesta quinta-feira (6), às 19h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, com o concerto “Dois Olhares sobre Bach”, sob a regência do maestro Carlos Prazeres. No dia seguinte, sexta-feira, haverá outro show no mesmo lugar, em Mucugê. A entrada é grátis.
A viagem pela Chapada Diamantina termina no sábado (8), às 19h, em Igatu, distrito de Andaraí. Por lá, a apresentação acontece na Igreja de São Sebastião da Vila de Igatu. A entrada também é gratuita.
No dia 15 de julho, a OSBA chega a Camaçari, onde se apresenta no Teatro Cidade do Saber, às 17h, com um espetáculo infantil. O concerto, intitulado “Pedro e o Lobo” é baseado na obra do compositor russo Serguei Prokofiev (1891-1953). Os ingressos custam R$5 (inteira) e R$2,50 (meia) e estão à venda no Sympla.
O concerto é uma história infantil contada por meio da música, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Na apresentação, cada personagem da história é representado por um instrumento diferente.
Já no dia 23 de julho, é a vez de Feira de Santana receber a orquesta, às 17h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, onde faz o concerto “Uma Viagem Musical”.
Neste programa, a OSBA fará um passeio por alguns nomes de destaque da música de concerto de diferentes países como o francês Claude Debussy (1862-1918), o espanhol Manuel de Falla (1876-1946), o alemão Johannes Brahms (1833-1897), o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), entre outros compositores.
A retirada dos ingressos será feita nos dias 18 (terça) e 19 (quarta) de julho, no próprio Centro de Cultura Amélio Amorim, das 9 às 17h. Para o acesso a esta apresentação, será necessária a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado para o Programa Bahia sem Fome.
* Por Hilza Cordeiro