Autoridades sanitárias da Áustria e do Líbano também relataram ocorrências semelhantes no ano passado
Três pessoas procuraram tratamento médico nos Estados Unidos no ano passado com níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue após tomarem versões suspeitas de serem falsas do remédio contra diabetes da Novo Nordisk Ozempic, disseram os Centros de Intoxicação dos Estados Unidos à Reuters.
Uma pessoa também sofreu hipoglicemia em 2023 após injetar uma versão composta do Ozempic, disse a organização que representa 55 centros de intoxicação ao redor do país e trabalha com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA para identificar riscos à saúde pública.
O Ozempic e remédios similares contra diabetes estão cada vez mais sendo usados off label (quando o remédio é desenvolvido para uma finalidade, mas utilizado para outra) para perda de peso. A demanda explosiva por Ozempic e outros remédios aprovados para perda de peso, incluindo o Zepbound da Eli Lilly e o Wegovy, da Novo, alimentaram um crescente mercado global de versões falsificadas.
Autoridades sanitárias da Áustria e do Líbano relataram no ano passado que várias pessoas sofreram crises de hipoglicemia após tomarem doses de Ozempic supostamente falsas. Alguns deles foram internados no hospital.
Os Centros de Intoxicação dos EUA disseram que os três casos nos EUA de Ozempic supostamente falsos foram relatados pelo mesmo centro regional de controle, e que a Administração de Alimentos e Medicamentos estava investigando, sem entrar em mais detalhes.
A Novo Nordisk disse que não tem informações sobre os detalhes desses casos porque eles foram relatados diretamente aos centros de controle de intoxicação.
Fonte: CNN Brasil