Um homem de 60 anos diagnosticado com raiva humana morreu no último domingo (30), no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. O paciente, segundo apurado pela reportagem do R7.com, era morador de Mantena (MG) e seria criador de bovinos.
A morte foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). “A Secretaria da Saúde informa que o paciente teve óbito confirmado na manhã deste domingo (30). Demais informações são repassadas exclusivamente à família”, informou em nota.
De acordo com a pasta, a notificação sobre o caso foi feita no dia 13 deste mês. O paciente foi internado, em um primeiro momento, no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco (ES), devido à proximidade da cidade com Mantena. Posteriormente, o idoso foi transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, também no estado capixaba, onde recebeu atendimento.
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o paciente possui histórico de contato direto com um animal que apresentava sintomas neurológicos. “A raiva é uma zoonose de grave consequência em uma sociedade, visto ser uma doença com potencial para afetar todos os mamíferos. É de evolução quase sempre letal. Trata-se de uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus, caracterizada pelo comprometimento do Sistema Nervoso Central, sob a forma de uma encefalite”, declarou a SES-MG, em nota.
A repórter da Rede Sim, Lucianny Scarpatti, conversou com uma infectologista, que explicou mais sobre a doença. Confira a seguir, na reportagem:
Fonte: Redação Rede Sim, com informações de Portal R7