Por Sputniknews – Sexta, 31 de Julho de 2020
Com as restrições impostas no combate ao coronavírus e paralisações de negócios em todos os EUA, o país está passando por uma forte retração econômica.
A economia norte-americana sofreu uma queda de 32,2% no segundo trimestre de 2020, a maior na história do país, devido a medidas causadas pela crise sanitária da COVID-19, segundo informou o Gabinete de Análises Econômicas do Departamento de Comércio dos EUA.
“O Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu em uma taxa anual de 32,9% no segundo trimestre de 2020, de acordo com a estimativa ‘adiantada’, divulgada pelo Gabinete de Análises Econômicas”, informa um comunicado.
Pelas primeiras estimativas, a queda do PIB durante o segundo trimestre, de abril a junho, se explica principalmente pela diminuição do consumo, que retraiu em 34,6% neste período.
O relatório “somente evidencia o quão profundo e escuro é o buraco em que a economia se colocou no segundo trimestre”, comentou Mark Zandi, economista-chefe da Moody’s Analytics, conforme cita a CNBC. “É um buraco muito profundo e escuro e estamos saindo dele, mas levará um longo período para sair.”
Se acredita que a retração é a maior registrada pelo governo norte-americano desde que este índice econômico começou a ser avaliado, em 1947. A maior queda até então foi registrada no segundo trimestre de 1958.
No primeiro trimestre deste ano, o PIB dos Estados Unidos caiu 4,8%, conforme o departamento, um significante declínio em relação ao crescimento de 2,1% do último trimestre de 2019.
Fonte: Sputniknews