Para ter sucesso na indústria de aves e suínos os profissionais precisam de competências em 3 áreas, liderança, método e conhecimento técnico

economia

A academia é um programa de formação e atualização voltado para quem trabalha diretamente com empresas, cooperativas e criadores e vai abordar três pilares essenciais: métodos e técnicas de extensão rural, aprendizagem e comunicação assertiva.

O desafio é alcançar conhecimento técnico de todo o processo, ter o domínio do método de extensão e da gestão. Além de liderança e atitude para fazer as coisas acontecerem. Esse será o grande objetivo perseguido por extensionistas rurais e profissionais do fomento da cadeia produtiva de proteína animal de aves e suínos do Brasil inteiro, dentro da Academia do Fomento, evento que será realizado no dia 22 de outubro deste ano, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

A academia é um programa de formação e atualização voltado para quem trabalha diretamente com empresas, cooperativas e criadores e vai abordar três pilares essenciais: métodos e técnicas de extensão rural, aprendizagem e comunicação assertiva.

A extensão rural tem o intuito de garantir a qualidade da produção, gerando emprego, renda, melhora da qualidade de vida no campo e, consequentemente, implicando resultados positivos nas regiões de todo o país. Além disso, o extensionista está sempre próximo ao agricultor e a agricultura familiar, apoiando, socializando saberes, inovações tecnológicas e políticas públicas, para melhorar a qualidade do trabalho e abrir novas oportunidades de mercados para a comercialização dos produtos. Os extensionistas ainda fazem o trabalho de auxiliar os agricultores a terem uma produção sustentável sob os aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Extensionista rural é o profissional que atua como esse agente de desenvolvimento no campo, sendo geralmente ligado às ciências agrárias, como agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros florestais. O extensionista pode também ser de várias outras formações como nutricionistas, assistentes sociais, turismólogos, economistas domésticos e outras formações que possam contribuir para a dinâmica produtiva e social da área rural.

O Extensionista Rural serve como um elo entre a pesquisa científica, instituições de ensino e os produtores rurais, adaptando e aplicando o conhecimento técnico às realidades e necessidades específicas de cada região ou comunidade. Ele também pode ajudar a organizar cooperativas, associações e outras formas de organização social no campo, promovendo a integração e a cooperação entre os agricultores.

“O foco nas pessoas que atuam no setor é o começo certo para a sustentabilidade e estabilidade deste equilíbrio tão necessário nos processos agrícolas. E é crescente a demanda da produção agropecuária, que tem desafiado o setor a cada dia, para manter a cadeia integrada e equilibrada’, fala Kali Simioni, especialista em Extensão Rural e que vai estar presente em Foz do Iguaçu.

A Academia do Fomento tem como principal objetivo capacitar e aprimorar as habilidades dos profissionais envolvidos na extensão rural, com foco na Indústria de Aves e Suínos. O propósito central é proporcionar um entendimento mais profundo do contexto dos produtores rurais, abordando suas necessidades e os desafios diários, enquanto desenvolve técnicas eficazes de comunicação para estabelecer uma interação colaborativa entre extensionistas e produtores. Também visa promover o fortalecimento dos setores de aves e suínos, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e contribuindo para o aumento da produtividade de maneira responsável e equilibrada com os recursos naturais.

“O maior legado de projetos de extensão rural não tem sido somente a melhoria dos resultados zootécnicos. Mas a evolução dos extensionistas, que se transformam de auditores de manejo para autênticos agentes transformadores de melhoria de resultado. E, para nós da Vibra, não significa somente uma baixa conversão alimentar, mas melhorar a vida do nosso integrado, buscando sustentabilidade financeira e social”, cravou Otavio Conde, Diretor da Vibra.

Porém a Academia vai tratar de outros vários temas essenciais, como inteligência emocional, comunicação verbal e não verbal, técnicas de persuasão e processos de aprendizagem do adulto. “A Academia do Fomento vai ser a partida para encontros presenciais anuais, presenciais, on line e dentro das áreas de produção, conectando e valorizando os profissionais do fomento”, afirma animada Flavia Roppa, responsável pelo lançamento da plataforma. “Será um dia inteiro de mergulho no desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. Para que ele transforme-se em um gerador de resultados para as granjas, agropecuárias e indústrias de aves e suínos”, convida Alexandre Lima, responsável pelo lançamento da plataforma.

ACADEMIA DO FOMENTO

Data: Dia 22 de outubro de 2024

Loca: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Público alvo: Extensionistas rurais, produtores, profissionais e líderes do fomento da indústria de aves e suínos de todo o país.

Exclusivo para empresas apoiadoras

Inscrições: https://eventos.equalizee.com.br/porkexpo/academiafomento

Fonte: Assessoria / Foto: O Presente Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *