Partida terminou em 0 x 0 na Vila Belmiro; Tricolor joga por uma vitória simples no confronto de volta para garantir vaga nas quartas
Depois de exatamente uma semana, o Bahia voltou a pisar no gramado da Vila Belmiro. Nesta quarta-feira (17), o Tricolor ficou no 0 x 0 com o Santos, em jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e traz a decisão para a Arena Fonte Nova no próximo dia 31. O time baiano joga por um triunfo simples para garantir a vaga nas quartas de final do torneio nacional. Caso o empate se repita, a decisão vai para os pênaltis.
Depois de duas derrotas seguidas na Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia tentava deixar de lado a competição de pontos corridos e a última derrota para o Peixe, por 3 x 0, para focar na Copa do Brasil. O Esquadrão chegou às oitavas com quatro vitórias em quatro jogos nas fases anteriores.
O jogo de volta fica para o dia 31 de maio, às 19h, na Arena Fonte Nova. Mas antes, pelo Brasileirão, o Tricolor tem dois compromissos: jogar no sábado (20), quando recebe o Goiás em casa às 16h, pela sétima rodada. Em seguida, o Esquadrão visita o Internacional no Estádio Beira-Rio, às 16h do próximo dia 28.
O JOGO
Primeiro tempo
A primeira etapa terminou em 0 x 0 graças ao goleiro do Santos, João Paulo. O Peixe viu um Bahia confortável em campo, com ótimas chances de gol vindas dos pés de Biel, Vitor Hugo e Cauly – os três chutes pararam nas mãos do arqueiro alvinegro. O Tricolor começou se fechando no campo de defesa e deu espaço para o Santos chegar à intermediária. Até os 10 minutos, uma partida morna na Vila Belmiro, com as equipes se estudando bastante e sem ataques promissores. A partir dos 20, o Bahia começou a jogar melhor e se mostrou mais agressivo. O time paulista até invadiu a área do Esquadrão – Deivid Washington, inclusive, chegou a marcar, mas o lance foi invalidado por impedimento no começo da jogada. Fora isso, o último passe do Peixe não funcionou.
O Bahia atacou pela primeira vez aos três minutos. Cauly invadiu a área e cruzou rasteiro, mas a zaga do Santos afastou o perigo.
Aos 7, Lucas Lima achou bom passe para Mendoza na esquerda, Deivid Washington recebeu o cruzamento, mas dominou mal e desperdiçou para o Santos.
Aos 15, Marcos Felipe fez rápida reposição para Jacaré, que encontrou Biel avançando pela esquerda. O camisa 11 puxou para dentro, driblou e chutou, mas João Paulo fez boa defesa e evitou o gol.
Dois minutos depois, Gabriel Inocêncio aproveitou o cruzamento de Lucas Pires e finalizou com força por cima do travessão do Bahia.
Aos 20, pressão do Tricolor na área do Santos. O goleiro João Paulo fez milagre em chute de primeira de Vitor Hugo.
Aos 25, Lucas Lima achou passe para Mendoza, que finalizou para o meio da área e conseguiu escanteio. Na cobrança, a defesa tricolor afastou o perigo e Joaquim perdeu a chuteira, reclamando de pênalti.
VAR em ação aos 33 minutos. Deivid Washington abriu o placar na Vila Belmiro, mas o árbitro marcou posição irregular do lateral-esquerdo Lucas Pires na origem da jogada.
Aos 36, João Paulo brilhou novamente. O goleiro do Peixe defendeu de mão trocada uma bomba de Cauly, que arriscou de fora da área.
Segundo tempo
Fim de papo na Vila Belmiro e tudo igual no placar. O Bahia foi melhor em campo, mas, quando não parou nas mãos do goleiro João Paulo, não acertou o último passe nas jogadas de ataque. Os primeiros dez minutos da etapa final foram os piores do Esquadrão no jogo. O Santos não deu espaço e o Tricolor não conseguiu ficar com a bola, perdendo poder ofensivo. Enquanto isso, o Peixe trocava passes no campo de defesa e procurava espaços para furar o bloqueio do Esquadrão. Somente depois dos 30 minutos, o jogo começou a ganhar mais velocidade. O Peixe, porém, continuou pouco criativo no ataque e o Bahia perdeu qualidade técnica. Sem chances claras de gol.
Aos três minutos, Dodi tabelou com Ângelo na ponta direita e entrou na área para receber de volta, mas a zaga do Bahia interceptou o passe. O Santos começou pressionando no início da etapa.
Aos 15, Dodi avançou pela direita e ganhou falta, o Santos cobrou rápido. Lucas Lima cruzou para Mendoza, e o atacante cabeceou para fora.
Na resposta, Biel recebeu um presente de Everaldo e chutou cruzado para tirar tinta da trave do goleiro João Paulo.
Três minutos depois, o árbitro Sávio Pereira Sampaio paralisou o jogo porque estava com um sangramento no supercílio direito após choque com Rezende, do Bahia.
Aos 28, João Lucas fez boa jogada individual pela direita e ganhou falta para o Santos no campo de ataque. Lucas Lima cobrou na segunda trave, mas a zaga do Bahia ficou com a bola.
Cinco minutos depois, Joaquim deu lindo corte e impediu passe para Biel dentro da área do Santos.
No finzinho, Gabriel Inocêncio recebeu na ponta esquerda e cruzou para Bruno Mezenga. O centroavante subiu mais alto que todo mundo e cabeceou no canto, mas Marcos Felipe fez ótima defesa.
FICHA TÉCNICA
Santos 0 x 0 Bahia
Copa do Brasil – Oitavas de Final
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 17/05/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA – DF)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA – PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA – DF)
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA – RN)
Cartões amarelos: Lucas Braga (Santos) / Everaldo, Vitor Hugo (Bahia)
Santos: João Paulo ©, Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias e Lucas Pires (Lucas Braga); Rodrigo Fernández (Bruno Mezenga), Dodi e Lucas Lima (Ed Carlos); Ângelo (João Lucas), Deivid Washington e Mendoza (Lucas Barbosa). Técnico: Odair Hellmann
Bahia: Marcos Felipe, Kanu ©, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Acevedo, Rezende, Ryan (Chávez) e Cauly (Yago Felipe) (Arthur Sales); Biel e Everaldo (Ademir). Técnico: Renato Paiva
Fonte: Metro 1