No início deste mês, locomotiva com 50 vagões sofreu acidente em East Palestine, exigindo a liberação controlada de produto químico
Um trem com 50 vagões descarrilou no último dia 3 em East Palestine, Ohio, nos Estados Unidos. A composição levava uma série de produtos químicos, incluindo cloreto de vinila, cuja ‘liberação controlada’ gerou uma nuvem preta que assustou toda a cidade.
Poucos dias depois, moradores que haviam deixado a cidade de Palestine por medo de um acidente químico maior, retornaram ao município. A população local passou a publicar na internet vídeos de peixes mortos em um rio que fica a pouco menos de 6 km do local do descarrilamento.
O site norte-americano de checagem de fatos Snopes confirmou que as gravações que mostram os animais mortos são autênticas e que foram filmadas em um rio ao sul da linha ferroviária.
Empresas que trabalham com contenção de danos ambientais, inclusive, foram vistas nas estradas próximas a este rio no qual os peixes foram encontrados.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) disse que está monitorando a qualidade do solo, da água e do ar na região de East Palestine. Até o momento, os relatórios da instituição não apontam para “níveis alarmantes” de algum tipo de contaminante na área.
Fonte: R7