Neste ano, pela primeira vez na história, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos vai ser realizada fora de um estádio. O cenário inédito será o rio Sena, em Paris. As delegações de todos os países vão desfilar em barcos por um trecho de 6 quilômetros do rio que corta da capital francesa – entre a ponte de Austerlitz e a Torre Eiffel.
A cerimônia será aberta ao público, cumprindo uma das promessas da candidatura de Paris: uma edição das Olimpíadas mais acessível e barata.
Os organizadores ainda não estipularam um número total de espectadores, mas ele pode chegar a 500 mil. Alguns lugares serão reservados, e pouco menos de 100 mil deles já foram colocados à venda.
A mobilização de agentes de segurança será sem precedentes na história da França: cerca de 40 mil, entre policiais e militares. Serão quatro agentes a cada 100 metros.
Mais detalhes
O desfile no rio seguirá o curso do Sena, de leste a oeste, cobrindo uma distância de 6km. Partirá da ponte de Austerlitz, ao lado do Jardim das Plantas, passando por duas ilhas no centro da cidade, a Île Saint Louis e a Île de la Cité, então passando por baixo de diversas pontes. Os atletas verão alguns dos locais oficiais dos Jogos, como a Place de la Concorde, a Esplanade des Invalides, o Grand Palais, e por fim a ponte de Iéna, onde o desfile chega ao fim no Trocadéro, para o final da cerimônia.
Outros monumentos icônicos serão vistos no desfile:
- Notre-Dame de Paris
- Museu do Louvre
- Pont des Arts
- Pont Neuf
- Pont Alexandre III
- Museu d’Orsay
Fonte: Alô alô Bahia/ Fotos: Divulgação.