Estudo australiano mostra que a combinação de dieta e exercício não oferece alívio significativo da dor em comparação com exercícios isolados
Por Sandra Capomaccio – Segunda, 13 de outubro de 2025
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Sydney avaliou se a combinação de uma dieta de muito baixas calorias com exercícios físicos seria mais eficaz do que apenas exercícios para aliviar a dor no quadril causada por osteoartrite em adultos com sobrepeso ou obesidade. O professor Carlos Roberto Bueno Jr., da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP (EEFERP), especialista em envelhecimento, explica que o grupo que seguiu a dieta, associada ao exercício, não apresentou melhoras na dor do quadril; apesar de ter perdido significativamente mais peso e apresentado melhorias em indicadores como IMC e qualidade de vida, não houve diferença clinicamente notável na redução da dor entre os grupos após seis e 12 meses, embora apresentasse melhora na função do quadril.
A osteoartrite não tem cura, mas pode ter sua história natural de evolução postergada, apesar de ser uma doença degenerativa e crônica. O objetivo principal do tratamento é reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Melhora da mobilidade

Em casos mais leves, orienta-se o tratamento dito conservador, com eventual uso de medicamentos para aliviar as dores e sessões de fisioterapia e atividades de baixo impacto para reduzir a inflamação e melhorar a mobilidade. A dica é sempre procurar por um profissional especialista no assunto.
A cirurgia nesses casos não é descartada e o especialista da EEFERPexplica que deve ser feita em situações pontuais, como uma dor que impacta a qualidade de vida e a de locomoção. Os exames de imagem da articulação são decisivos para a tomada de decisão.
De modo geral, ele avalia que o estudo foi positivo e agrega para a área de osteoartrite. Os autores sugerem que, embora a perda de peso proporcione benefícios secundários (como menor carga articular e melhor função física), esses efeitos não se traduzem diretamente em alívio relevante da dor. Especialistas destacam ainda que a perda de massa muscular no grupo da dieta pode ter neutralizado os benefícios da perda de peso sobre a dor.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.
Fonte: Jornal USP / Em casos mais leves, orienta-se o tratamento dito conservador, com eventual uso de medicamentos para aliviar as dores – Foto: kjpargeter – Freepik