Maior parte dos consumidores pretende fazer as compras de forma presencial, sendo 39% em shoppings e 22% em lojas de rua
Um levantamento realizado pela Pollis Estratégia em parceria com o curso de Administração da Unijorge aponta que 66% dos soteropolitanos pretendem comprar presentes do Natal deste ano.
De acordo com a pesquisa, as lembrancinhas baratas são a principal opção de compra para 20% dos consumidores da capital baiana, seguidas de roupa de dormir (15%); brinquedos e artigos infantis (12%); cosméticos e perfumaria (11%), sapato (10%).
O estudo aponta ainda a prevalência da compra presencial, que corresponde a 66%. A aquisição será feita nos shoppings centers por 39% dos entrevistados, enquanto 22% preferem as lojas de rua, 4% vão recorrer às lojas vizinhas e de conhecidos e 2% aos supermercados. As compras online foram citadas por 34% dos consumidores.
De acordo com a coordenadora do curso de Administração da Unijorge, Sylvia Dalcom, diferente dos dois últimos anos, nos quais muita gente preferiu garantir os presentes de Natal com antecedência por receio da falta de insumos e atrasos na entrega causados pela pandemia, em 2022 os consumidores estão mais confiantes e seguros para fazer as compras sem tanta pressa.
“Foi um ano de eleições e Copa do Mundo, onde muita gente não misturou os climas e se permitiu vivenciar primeiro a energia da Copa e, só depois da eliminação do Brasil, o clima natalino começou a ganhar espaço. Portanto, os lojistas devem preparar suas lojas, organizar suas equipes de vendas e operações, pois as últimas semanas prometem ser mais aquecidas”, argumentou Dalcom.