A Petrobras inicia, nesta quarta-feira (13/4), uma votação virtual que definirá o novo Conselho de Administração e o presidente da estatal. Na terça-feira (12/4), o Comitê de Pessoas da Petrobras recomendou o nome de José Mauro Ferreira Coelho, indicado do governo federal, e deu aval para ele ser eleito novo presidente da companhia.
Os novos componentes do Conselho de Administração da Petrobras, agora eleitos, permanecerão no mandato por dois anos, até 2024. A regra assegura ao conselheiro o direito de pedir para sair. A opção de destituição também pode ser pedida pelo controlador, o que terá que ser votado em assembleia geral.
Se aprovado, José Mauro vai substituir o general Joaquim Silva e Luna, demitido do cargo após atritos com Bolsonaro. Veja os outros nomes indicados para compor o conselho:
- José Mauro Ferreira Coelho: indicado também para a presidência da Petrobras;
- Marcio Andrade Weber: indicado para presidir o conselho;
- Sonia Julia Sulzbeck Villalobos;
- Ruy Flaks Schneider;
- Luiz Henrique Caroli;
- Murilo Marroquim de Souza;
- Carlos Eduardo Lessa Brandão; e
- Eduardo Karrer.
Os membros do novo conselho ficarão responsáveis por definir missão, objetivos estratégicos e diretrizes da Petrobras, aprovar o plano estratégico e os planos plurianuais, além de fixar as políticas globais da estatal.
A fiscalização da gestão da Diretoria Executiva e a avaliação anual dos resultados de desempenho da empresa também são atribuições do grupo. Eles também aprovarão a transferência da titularidade de ativos da companhia. Se eleito, José Mauro terá que presidir a Petrobras nas diretrizes do Conselho de Administração.
Quem é José Mauro Ferreira Coelho
Na última quarta-feira (6/4), Ferreira Coelho foi indicado pelo governo para ser o novo presidente da empresa, após o economista Adriano Pires ter desistido de assumir a presidência da Petrobras em meio à polêmica sobre um eventual conflito de interesse. Pires comanda uma consultoria voltada para empresas do setor.
Atualmente, José Mauro Ferreira Coelho é presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa responsável por negociar contratos da União na área de pré-sal.
O indicado do governo possui mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Ele foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 a outubro de 2021.
Ferreira Coelho é formado em Química Industrial, com mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e possui doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fonte: Metrópoles