O município de Pindobaçu conquistou seu primeiro Ponto de Cultura, com a Associação Quilombola de Fumaça sendo reconhecida pela Política Nacional Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). Para celebrar a conquista, a comunidade realiza a 1ª edição do Festival e Feira Preta de Fumaça, nos dias 15 e 16 de novembro, com o tema “Construindo Nossas Histórias”, reunindo apresentações artísticas, feiras de produtos locais e rodas de conversa sobre ancestralidade e protagonismo negro.
Programa e destaque cultural
A presidente da associação, Raimunda Borges, afirmou que o reconhecimento fortalece a autoestima da comunidade e valoriza a história local. O produtor do evento, Roberto Saturnino, destacou que a iniciativa promove a valorização da cultura quilombola, difusão das expressões artísticas e fortalecimento do empreendedorismo negro.
O título de Ponto de Cultura, conquistado em maio de 2024, reforça o papel da associação como polo de criação, formação e articulação comunitária, abrindo oportunidades para novos projetos e ações culturais.
Apoio e financiamento
O festival foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura, e direcionamento do Ministério da Cultura – Governo Federal. A iniciativa também integra a Política Nacional Cultura Viva, consolidando a associação como referência cultural no município.
Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM