Ponte Salvador-Itaparica: saiba valor de pedágio e tarifa bate-volta

Bahia

Gabriela Araújo / Raquel Franco

Novidade foi apresentada durante apresentação do projeto sobre o equipamento na ALBA

Uma das apostas robustas do governo da Bahia, a Ponte Salvador-Itaparica, que terá as obras iniciadas em 2026, terá um valor tarifário para o tráfego de veículos, assim como as demais rodovias. 

Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 17, o CEO do equipamento viário, Cláudio Villas Boas, revelou qual o valor deve ser cobrado para os motoristas que desejam se deslocar entre as duas cidades.  

“A tarifa é definida no contrato. É base contratual, atualizada por IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Então, se eu não me engano, a tarifa [é parecida] com a do ferry-boat. Se não me engano, está em torno de R$ 50”, disse, após apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Em seguida, outro representante da Ponte Salvador-Itaparica explicou que o equipamento também deverá adotar uma espécie de tarifa “bate-volta” e explicou como funcionará a medida.

“Tarifa bate-volta, ela prevê que se você fizer um percurso em alguns sentidos e retornar em um período inferior a 24 horas. Então, na volta você só paga 10% da tarifa”, afirmou. 

Início das obras de ponte

O secretário da Casa Civil, Afonso Florence, afirmou nesta quarta-feira (17) que as obras da ponte Salvador-Itaparica serão iniciadas até o mês de junho de 2026, como previsto no contrato assinado entre o governo do Estado e o consórcio responsável pela obra. “Pelo contrato, até 4 de junho de [20]26, a obra tem que ter começado”, disse o titular da pasta.

Presente no evento de lançamento do projeto de construção da obra, promovido pelo Governo do Estado nesta quarta, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Florence pontuou que a construção da Ponte é apenas o primeiro estágio de um projeto maior, o Sistema Viário Oeste (SVO).

“A obra é uma parte de um grande sistema viário, que permitirá que Salvador expanda a Região Metropolitana agora no sentido da Ilha [de Itaparica]. Se você observar as grandes cidades que possuem 4 ou 5 acessos de grande tráfego, Salvador só tem a BR-324. Agora, terá o Sistema Viário Oeste (SVO)”, detalhou o secretário.

Segundo Florence, além da construção da ponte, outras obras viárias também integram o projeto, como a duplicação da Ponte do Funil, que conecta a Ilha de Itaparica ao município de Jaguaripe, da BA-001 no trecho até Santo Antônio de Jesus, e depois até a região de Paraguassu.

Fonte: Bahia.ba / Foto: Reprodução/Governo da Bahia



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *