ESPN.com.br – Terça, 16 de abril de 2024
Nesta terça-feira (16), o Barcelona recebe o PSG, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Montjuïc, pelo jogo de volta das quartas de final da Uefa Champions League.
Vindo de épica vitória por 3 a 2 em Paris, o time catalão depende apenas de um empate para avançar à semifinal continental. Os franceses, por sua vez, precisão buscar um triunfo por dois tentos de diferença.
Mesmo com o favoritismo do Barça, porém, é impossível dizer o que vai acontecer no duelo desta terça, já que os confrontos entre blaugranas e parienses são sempre marcados por muitos gols e pela imprevisibilidade.
O mais marcante deles aconteceu na temporada 2016/17 da Liga dos Campeões, pelas oitavas de final.
Na ocasião, o PSG destruiu o Barcelona na ida e aplicou um histórico 4 a 0, praticamente se colocando nas quartas. No entanto, o time espanhol devolveu a goleada com juros e correção monetária na volta: um inesquecível 6 a 1, que fez a equipe de Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez avançar para o próximo estágio.
E é aí que mora o grande alerta para o Barça atual, já que o treinador que foi o artífice da virada dos culés em 2017 hoje está do outro lado…
Trata-se de Luis Enrique, que assumiu o Barcelona em 2014, após a incrível “era Pep Guardiola”, e viveu o auge de sua carreira, conquistando grandes títulos com o clube azul-grená.
O ex-jogador chegou ao PSG no ano passado, com o objetivo de “revolucionar” a equipe francesa e levar o clube ao seu 1º título continental, que é uma verdadeira “obsessão” nos bastidores.
Segundo o jornal Sport, Luis Enrique, que já tem a conquista do Campeonato Francês muito bem encaminhada, apostará todas as suas fichas em mais uma virada épica na Champions e irá com tudo para arrancar a vaga na Espanha.
De acordo com o veículo, o treinador planeja uma escalação bastante ofensiva em Montjuïc, aproveitando principalmente o retorno do lateral Hakimi, que não atuou na ida por estar suspenso.
O diário salienta que o comandante quer usar uma dobra entre o marroquino e o atacante Dembélé, “prendendo” João Cancelo na marcação e impedindo que o ala do Barça avance ao ataque.
Além disso, Luis Enrique quer aumentar a pressão no ataque usando um “camisa 9” de ofício. Com isso, Gonçalo Ramos ou Kolo Muani devem começar jogando nesta terça.
Se a estratégia vai funcionar, é impossível dizer. No entanto, se há alguém capaz de comandar uma “remontada” épica para o PSG, esse alguém é o técnico do “milagre” no Camp Nou em 2017…
“A primeira parte foi muito disputada pelas duas equipes, e creio que o resultado não refletiu o que a gente merecia. Agora, o 2 a 3 implica que a gente deve buscar o jogo”, apontou o comandante, em coletiva de imprensa.
“Somos uma equipe que não especula. Estamos totalmente convencidos de que vamos dar a volta nesse placar”, arrematou.
Fonte: ESPN/Neymar comemora após marcar para o Barcelona sobre o PSG, em 2017 Laurence Griffiths/Getty Images