Sexta-Feira, 24/11/2023 – 00h00
Por Mauricio Leiro
Entre reuniões e discussões sobre o novo comandante do Progressistas em Salvador, um critério parece ter ganhado força para a definição: que seja alguém focado em organizar o partido. O pressuposto, inclui, a atenção total na articulação política, dificultando que mandatários assumam o posto.
Lideranças da legenda apontaram ao Bahia Notícias que existe um entendimento interno que o PP precisa de um nome focado em realizar a montagem da chapa de vereadores para 2024. A ideia seria não colocar nenhum vereador de mandato da capital baiana, por conta da necessidade da atuação “exclusiva” na condução da legenda, sendo impossibilitada com o mandato. Após a saída de Joca Soares do cargo, o presidente estadual, deputado federal Mário Negromonte Jr. tem articulado a chegada de um novo dirigente.
Com o critério, o ex-secretário de Recursos Hídricos (SIHS) Cássio Peixoto passou a ser ventilado para assumir a presidência municipal do Progressistas de Salvador. Segundo revelou uma fonte ao Bahia Notícias, o nome dele reúne condições para encabeçar o partido na capital baiana porque é “muito articulado, dedicado e gestor competente”.
Além da SIHS, o Progressistas já indicou Peixoto para assumir a chefia de gabinete do ministério das cidades, a presidência da Adab, a presidência da Bahia Pesca e é funcionário de carreira do Ministério da Agricultura.
Além dele, George Reis “Gordinho da Favela” passou a ser cotado para o posto. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias com interlocutores da legenda, todas as principais lideranças estariam de acordo com a substituição. Ao BN, uma das fontes ouvidas sinalizou que os grupos do partido, liderados por Mário Negromonte Jr., Cacá Leão e Cláudio Cajado já teriam dado o aval para o movimento, aguardando o momento oportuno para o anúncio. O ajuste se daria pensando no pleito de 2024, visando a montagem de uma chapa competitiva para Salvador.
RELAÇÃO DO PP
“Vai chegar a hora que o prefeito tenha um olhar especial ao partido, como ele tem para outros partidos”. Essa é a avaliação da relação do presidente estadual do PP na Bahia, deputado federal Mário Jr., para a relação da legenda com a gestão de Bruno Reis (União), em Salvador. Ao Bahia Notícias, o parlamentar indicou que ainda não teve nenhuma conversa com Reis.
“Não conversamos, conversa política, sobre o que pensa para o partido para 2024. Os candidatos, se tem alguém que ele gostaria que mantivesse, tem muitos que entraram [na última janela]. Não houve conversa alguma e a gente está deixando isso para frente. A pressa é de quem é candidato, como o PP não terá nome… A não ser que esteja relacionado aos candidatos a vereadores. A gente quer ter uma bancada forte, lá na frente vamos definir. Se Cacá fosse chamado para ser vice-prefeito de Bruno Reis, e tem estatura, já foi deputado federal, está à altura. Temos outros vereadores muito bem votados, podendo compor”, disse Negromonte, ao comentar a vontade de indicar o vice na chapa.