As movimentações políticas já começaram em Santo Antônio de Jesus. Na capital do Recôncavo, como se fosse direita e esquerda, os grupos Jacú e Beija-Flor dividem a população. Há anos a disputa eleitoral da cidade é protagonizada por estes dois grupos.
Genival Deolino, atual prefeito, hoje faz parte do Beija-Flor. O ex-prefeito Rogério Andrade vestiu as duas bandeiras, mas hoje compõe o grupo do Jacú, que nunca foi deixado por Euvaldo Rosa.
Com um país polarizado, há uma expectativa de que esses dois grupos se destaquem, mais uma vez, nas eleições do próximo ano.
Pré-candidatura
O Jacu já tem um pré-candidato. O vereador Uberdan Cardoso, pelo PT do governador do estado.
Rumores
No entanto, o ex-prefeito Euvaldo Rosa voltou a aparecer nos últimos anos em eventos estratégicos e os bastidores dão conta de que ele também deve se candidatar ao pleito no ano que vem, pelo PSD de Otto.
E o vice?
O partido de Rogério Andrade, o MDB, já teria um nome definido para ser indicado a vice na chapa.
Genival atento
O prefeito Genival Deolino parece que também já está vigilante. Durante um evento realizado na tarde do último domingo, seus aliados apareceram vestidos de azul, vermelho e branco, as cores do Beija-Flor.
Articulações tucana
O prefeito também está atento às articulações do seu partido. O PSDB tem se aproximado do governador na Bahia, ao mesmo tempo, em que estuda uma federação com o MDB, visando justamente a eleição do ano que vem.
Base aliada
Alan Sanches afirma seguirá firme com Genival. Ele demonstra cautela e aguarda desenrolar das negociações para definir futuro do grupo.
Governador
Perguntei ao governador nesta terça o que ele pretende fazer, e ele disse que vai aguardar passar o São João para começar articulações na tentativa de unir seu grupo em torno de candidaturas únicas.
Chico de Dega
Autor de declarações polêmicas contra o prefeito, que é seu aliado, pousou para uma foto com o grupo da oposição no aniversário da cidade e deu o que falar. Mas ele disse que é natural, que os colegas foram ao seu encontro é que, como presidente da Câmara, não deixaria de cumprimentá-los.
Obras
A gestão entregou um pacote de obra nos últimos dias e promete mais. O governador deve pisar em solo santoantoniense nos próximos meses para entregar obras acalorar ainda mais esse cenário.
Enfim
O fato é que se alguns dizem que ano par é de eleição e ano ímpar é ano de trabalho, outros defendem de que o trabalho já faz parte do processo eleitoral e que as articulações não param nunca. E em SAJ, por bem ou por mal, as conversas já são antecipadas.
Fonte: Blog do Valente