Prefeito na Chapada registra boletim de ocorrência por ameaça de morte; cidade baiana já viveu chacina política há 12 anos

Bahia

O prefeito eleito de Jussiape, na Chapada Diamantina, José Santos Luz (Avante), registrou um boletim de ocorrência por ameaça de morte. Zé Luz, como é conhecido, afirmou que recebeu ligações de um celular que também fazia ameaças ao filho dele, Guilherme Luz, presidente do Avante no município.

Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, um inquérito foi aberto para investigar o caso. De acordo com o BO, o autor da ameaça teria chamado Guilherme de “viadinho e bicha” e concluiu dizendo: “em dezembro Zé morre”, se referindo ao pai, vencedor das eleições 2024. 

As ameaças repercutiram na região, uma vez que a cidade já tem histórico de violência política.

CHACINA POLÍTICA

Em 2012, uma chacina deixou quatro pessoas mortas. Entre as vítimas estavam o prefeito reeleito à época Procópio Alencar, a esposa dele, Jandira Alencar, um gerente da Embasa, Ordelange Novaes; e o atirador Claudionor Galvão de Oliveira, o Colon.

O acusado não aceitava o fim da concessão de um quiosque após Procópio assumir a prefeitura do aliado de Colon, Vagner Neves Freitas, que havia sido cassado.

Zé Luz, de 73 anos, foi eleito de Jussiape no último dia 6 de outubro. Ele teve 50,53% dos votos válidos, 2.995 dos sufrágios, contra 49,08% de Robertão (PSD), que registrou 2.909 votos, uma diferença de 86 sufrágios. 

Fonte: Bahia Notícias