ESPN.com.br – Domingo, 26 de Julho de 2020
Não faltou emoção na última rodada da Premier League. Com os dez jogos ocorrendo simultaneamente neste domingo (26), Manchester United e Chelsea confirmaram a classificação à Champions League, enquanto Leicester City e Tottenham vão à Liga Europa.
O Wolverhampton ainda tem chance de ir ao segundo principal torneio de clubes do continente, dependendo do resultado da final da Copa da Inglaterra.
O campeão Liverpool fechou a competição com vitória e sua maior pontuação na história. O Manchester City, por sua vez, atropelou e cruzou a barreira de 100 gols na competição.
Já na parte inferior da classificação, o Aston Villa se livrou do rebaixamento, o que fez com que Watford e Bournemouth caíssem para a Championship (segunda divisão do país).
Veja o que de melhor aconteceu, quem acabou como artilheiro e muito mais:
Estatísticas
Jamie Vardy, com 23 gols, termina como artilheiro, com um gol a mais do que Pierre-Emerick Aubameyang e Danny Ings. Ele é o 2º nome do Leicester a ficar com o prêmio na história da elite inglesa – o outro foi Gary Lineker em 1984-85
Depois de 21 anos terminando a Premier League atrás do Arsenal, o Tottenham fica à frente do rival pela 4ª vez seguida, impedindo o St. Totteringham’s Day.
Ederson ganha a Luva de Ouro, ao chegar a 16 jogos sem sofrer gols, um a mais do que Nick Pope, do Burnley, que foi vazado nesta rodada.
Kevin de Bruyne foi o atleta que mais participou diretamente de gols nesta Premier League, com 32 (12 gols e 20 assistências. Mohamed Salah veio na sequência com 29.ADVERTISEMENT
De Bruyne igualou o recorde de 20 assistências de Thierry Henry (2002-03) na Premier League.
Bruno Fernandes chega a 10 gols em 20 jogos pelo United – o português ainda tem 8 assistências.
Ficha técnica
Leicester City 0 x 2 Manchester United
GOLS: Bruno Fernandes e Lingard (Manchester United)
Em um jogo emocionante e agitado, o Manchester United venceu o Leicester City por 2 a 0 no King Power Stadium. Os visitantes saíram na frente na etapa final com uma cobrança de pênalti convertida por Bruno Fernandes. A infração foi marcada – e confirmada após intervenção do VAR – por conta de um carrinho de Johnny Evans em disputa com Anthony Martial. Em um erro de Schmeichel nos acréscimos, Lingard ampliou a vantagem e marcou na competição pela primeira vez desde 22 de dezembro de 2018.
O duelo teve gol anulado de Bruno Fernandes por impedimento, bola na trave dos mandantes e muito equilíbrio.
Dessa forma, o United completa 14 rodadas de invencibilidade e termina em terceiro com 66 pontos, à frente do Chelsea apenas no saldo de gols. O Leicester fica com 62 unidades e irá jogar a LIga Europa. Apesar do grande campeonato, os Foxes ficam com um gosto amargo, uma vez que eram vice-líder em 1º e janeiro de tinham 14 pontos de vantagem no G-4.
Ficha técnica
Newcastle United 1 x 3 Liverpool
GOLS: Gayle (Newcastle); Van Dijk, Origi e Mané (Liverpool)
O campeão Liverpool venceu o Newcastle por 2 a 1, de virada, no St. James Park e, com isso, fechou com 99 pontos, sua melhor campanha na história da Premier League e a um ponto do Manchester City, que teve o melhor desempenho na história da competição, em 2017-18.
Ficha técnica
Chelsea 2 x 0 Wolverhampton
GOLS: Mount e Giroud (Chelsea)
O Chelsea confirmou-se na próxima Uefa Champions League ao vencer o Wolverhampton por 2 a 0 em Stamford Bridge. Os Blues, que já confirmariam a classificação com um empate, superaram o adversário com dois gols no fim do primeiro tempo. Mason Mount abriu o placar e Olivier Giroud ampliou após grande assistência de Mount. O francês chegou a dez gols na temporada, sendo que sete deles vieram nas dez partidas em que atuou desde o retorno do futebol.
Ficha técnica
Manchester City 5 x 0 Norwich City
GOLS: Gabriel Jesus e De Bruyne (2x), Sterling e Mahrez (Manchester City)
O vice-campeão Manchester City despediu-se da competição com uma vitória por 5 a 0 sobre o lanterna Norwich City, com gols de Gabriel Jesus, Kevin de Bruyne (2x), Raheem Sterling e Riyad Mahrez. O brasileiro fecha com 14 gols na Premier League e 22 na temporada, suas melhores marcas na competição. De Bruyne ainda deu uma assistência.
Os Citizens ainda terminam a campanha com incríveis 102 gol.
Tottenham na Liga Europa
O Tottenham confirmou a classificação na Liga Europa ao empatar com o Crystal Palace por 1 a 1, fora de casa, e fechar a competição com seis partidas de invencibilidade (quatro vitórias e dois empates). Harry Kane abriu o placar no em pleno Selhurst Park, enquanto que Jeffrey Schlupp definiu o empate para o do time de Roy Hodgson, que vinha de sete derrotas seguidas.
Os comandados de José Mourinho foram para a sexta colocação, ultrapassando o Wolverhampton graças ao saldo de gols (14 a 12). Agora, os Wolves, que ficaram no sétimo lugar, irão torcer para que o Arsenal não vença o Chelsea na final da Copa da Inglaterra, porque isso garantiria o time de Nuno Espírito Santo na Liga Europa.
O Wolverhampton ainda disputa uma vaga na Champions League, uma vez que está nas oitavas de final da atual edição da Liga Europa.
Aston Villa se salva; Watford e Bournemouth caem
O Aston Villa foi o time que pôde comemorar a permanência na elite. Depois de duas vitórias e um empate nas últimas três jornadas, a equipe de Birmingham ficou no 1 a 1 com o West Ham fora de casa e encerrou com 35 pontos, um a mais do que Bournemouth e Watford, que acabaram rebaixados neste domingo. Jack Grealish abriu o placar para os visitantes no Estádio Olímpico de Londres, e Andriy Yarmolenko definiu a igualdade.
O Watford perdeu para o Arsenal por 3 a 1, enquanto o Bournemouth até venceu o Everton jogando no Goodison Park por 3 a 1, mas ficou faltando um gol do West Ham para que os Cherries conseguissem um milagre e evitassem a queda.
Ficha técnica
Arsenal 3 x 2 Watford
GOLS: Aubameyang (2x) e Tierney (Arsenal); Deeney e Welbeck (Watford)
Ficha técnica
Crystal Palace 1 x 1 Tottenham
GOLS: Schlupp (Crystal Palace); Kane (Tottenham)
Ficha técnica
West Ham 1 x 1 Aston Villa
GOLS: Yarmolenko (West Ham); Grealish (Aston Villa)
Ficha técnica
Southampton 3 x 1 Sheffield United
GOLS: Adams (2x) e Ings (Southampton);Lundstram (Sheffield)
Ficha técnica
Everton 1 x 3 Bournemouth
GOLS: Kean (Everton); King, Solanke e Stanislas (Bournemouth)
Ficha técnica
Burnley 1 x 2 Brighton
GOLS: Wood (Burnley); Bissouma e Connolly (Brighton)
Classificação final
- Liverpool: 99 pontos
- Manchester City: 81 pontos
- Manchester United: 66 pontos
- Chelsea: 66 pontos
- Leicester City: 62 pontos
- Tottenham 59 pontos
- Wolverhampton: 59 pontos
- Arsenal 56 pontos
- Sheffield: 54 pontos
- Burnley: 54 pontos
- Southampton: 52 pontos
- Everton: 49 pontos
- Newcastle United: 44 pontos
- Crystal Palace: 43 pontos
- Brighton: 41 pontos
- West Ham: 39 pontos
- Aston Villa: 35 pontos
- Bournemouth: 34 pontos
- Watford: 34 pontos
- Norwich City: 21 pontos