O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior, são os mais novos cidadãos de Luís Eduardo Magalhães (LEM). A homenagem ocorreu na Câmara de Vereadores e foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, Cristiano Reis, autor da proposta que foi aceita por unanimidade.
A entrega da placa de cidadão luiseduardense ao chefe do Judiciário baiano foi realizada pelo prefeito Júnior Marabá. No ato, realizado na última segunda-feira (8), também esteve presente a desembargadora federal do Trabalho aposentada, Suzane Faillace Castelo Branco.?
“Desde que assumi a função de desembargador, fui surpreendido com o sentimento e a postura de grande acolhimento pela comunidade. Esse movimento de empatia reforçou, em minha rotina profissional, o valioso desejo de retribuir, periodicamente, o carinho e o respeito com o melhor de mim”, declarou o Presidente Nilson Soares Castelo Branco, que é natural de Salvador.
Com a intenção de contribuir para o aperfeiçoamento da Justiça em Luís Eduardo Magalhães, o desembargador Nilson Castelo Branco já apoiou ações como o mutirão de cumprimento de mandados de agosto a outubro de 2022, por meio da Corregedoria das Comarcas do Interior, na pessoa do desembargador Jatahy Júnior. A iniciativa resultou em mais de 7 mil mandados cumpridos, com a colaboração dos magistrados Renata Firme e Tardelli Cerqueira Boaventura.
Além disso, realizou a 1ª Jornada de Capacitação em Direito e Agronegócio?e instalou a 1ª Central de Cumprimento de Mandados de Comarcas de Entrância Intermediárias. Essa última ação, também, com o apoio do colega magistrado Jatahy.
“Ser cidadão de uma comunidade é guardar com ela a noção de pertencimento e noção social”, acrescentou. Ele salientou que sua relação com o município é de longa data, visto que assessorou, no ano 2000, o advogado Celso Castro nos encaminhamentos necessários da emancipação política do município, ocorrida pela Lei Estadual nº 7.619/2000.
“Mesmo sem o título, já me sentia luiseduardense. Posso afirmar, de coração e orgulho, que aqui nunca me senti estrangeiro. A magnitude dessa distinção me faz prometer honrá-la, dignificá-la e conservá-la com zelo e dedicação”, declarou Jatahy Júnior.
A juíza titular da 2ª Vara Cível de Luís Eduardo Magalhães, Renata Firme, deu continuidade à solenidade procedendo à entrega da placa de cidadão luiseduardense ao Corregedor das Comarcas do Interior. Participaram do ato os filhos do magistrado, Edmilson Jatahy Fonseca Neto e Pedro Dalton Jatahy Fonseca.
“Os nossos homenageados são homens de ouro. Como dizia Platão: ‘São homens de ouro, não pelo valor em si, mas por sua principal característica de não se influenciarem pelo meio”, declarou a juíza Renata Firme. A magistrada destacou que, na atual gestão do TJ-BA, a distância que existia entre a comarca de LEM e Salvador diminuiu. “Nunca nos sentimos tão incluídos”, acrescentou.
Fonte: BN