Daniela conta que, para conquistar o espaço no país, passou por muitas lutas.
Até alguns anos atrás os profissionais da área de Estética e Cosmetologia no Brasil não eram valorizados e não tinham a própria regulamentação, e a maioria atuava na informalidade. Foi só em 2018 que a Lei nº 13.643, sancionada em 03 de abril, trouxe liberdade e autonomia aos profissionais da área da beleza. E em meio a essa conquista estava a esteticista e cosmetóloga Daniela Valentina Lopez, que ajudou a dar voz à luta de todos os colegas de profissão – e ela ainda vem fortalecendo o ofício no país.
Ingressando na Universidade no ano de 2009, na primeira turma de Estética e Cosmetologia no país, Daniela conta que tinha o desejo de concluir o ensino em 36 meses, porém a sua graduação se arrastou por 8 anos, devido a atritos com docentes e o obstáculo com a maternidade.
“Ainda tinha o fator mãe, pois minha filha, Maria, nasceu em 2009. Muitas coisas somadas e mais a falta de incentivo e sensibilidade dos professores, naquele ano eu tinha que ainda viajar o país todo fundando entidade de classe, um desgaste total”. Daniela havia trancado a matrícula em 2009 e voltou à universidade apenas em 2011.
Pioneira da América Latina
Mesmo após diversas conquistas, Daniela Lopez conta que, observando o cenário atual, sente que muita coisa ainda precisa ser mudada, principalmente no ensino. Para ela, ainda nos dias de hoje, a aprendizagem não é diversificada.
“Sinto que há no Brasil uma deficiência muito grande de ensino de qualidade, sobretudo com foco na ciência e no estudo de casos, voltados para o segmento de estética e cosmetologia. Então abri uma faculdade com um desejo de justiça e uma vontade exacerbada em mudar vidas e transformar a carreira profissional de um esteticista”, disse a especialista.
E com esse desejo ardendo no peito, ela fundou a Escola Superior de Estética e Cosmetologia (ESEC), a primeira e maior faculdade de estética e cosmetologia da América Latina. O prédio está localizado em Diadema, São Paulo – cidade considerado hoje o maior polo de cosméticos do Brasil.
A ESEC é a primeira e única do país empenhada em qualificar seus alunos com foco na ciência e no estudo de casos, voltados no segmento de estética e cosmetologia. Assim, os profissionais que se graduarem na faculdade se tornarão profissionais aptos para atuarem nos segmentos tais como: laboratórios, hospitalar, ambulatorial, clínicas, navios, escolas, universidades e muito mais. Confira a grade curricular.
“O leque aumenta em 130% de serviços em sua própria clínica, e o faturamento chega a um aumento de 482% do seu negócio. O aluno passa a conhecer toda a anatomia do sistema tegumentar minuciosamente”, finalizou.
Fonte: Tribuna de Jundiaí