Valtinei dos Santos Lima, conhecido como Dinei, é o primeiro dos 16 fugitivos do Conjunto Penal de Eunápolis a ser recapturado desde a fuga em massa registrada em dezembro de 2024. O homem foi preso em Porto Seguro, mas tentou se passar pelo irmão ao apresentar um documento falso no momento da captura.

A fraude foi descoberta durante a transferência para a unidade prisional, quando agentes confirmaram que havia dois mandados de prisão em aberto contra Valtinei, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Eunápolis. Após ser reconduzido à delegacia, ele confessou a tentativa de enganar a polícia.
A fuga ocorreu no dia 12 de dezembro de 2024, após homens armados invadirem o presídio e trocarem tiros com os seguranças. O episódio teve repercussão nacional e resultou no afastamento de diretores e coordenadores da unidade. Desde então, além da recaptura de Dinei, apenas Anailton Souza Santos, o Nino, foi localizado — morto em confronto com a polícia em janeiro deste ano. Outros 14 seguem foragidos.
O caso também levou à prisão da ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres, acusada de facilitar a fuga e de ter ligação com facções criminosas na região. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) classificou o episódio como o primeiro ataque armado contra uma penitenciária na Bahia.
Fonte: Siga a Notícia / O homem foi preso em Porto Seguro. Foto:SSPBA