Produção de soja deve atingir 155 milhões de toneladas, mas resultado depende de clima

economia

Nova estimativa divulgada pela StoneX destaca volumes de chuva abaixo do normal em muitas áreas.

A StoneX aumentou sua estimativa para a produção de soja 2022/23, registrando um pequeno aumento para 155 milhões de toneladas, em decorrência da revisão da área plantada – com o total nacional passando de 43 para 43,4 milhões de hectares (vindo de Estados do Norte e Nordeste, de São Paulo e Goiás).

No caso goiano, houve um pequeno corte da produtividade esperada, uma vez que o estado tem enfrentado chuvas abaixo do normal, com destaque para regiões mais ao Norte.

“As perspectivas para a safra brasileira de soja estão bastante positivas, mesmo com os volumes de chuva estando abaixo do normal em muitas áreas. O clima nas próximas semanas e meses ainda vai ser muito importante para se definir o real tamanho da colheita”, pondera Ana Luiza Lodi, especialista de Inteligência de Mercado do grupo.

Segundo análise, uma safra cheia, acima de 150 milhões de toneladas, deve garantir um balanço de oferta e demanda mais confortável em 2023, com espaço para aumento das exportações e do esmagamento.

Por outro lado, o ciclo 2021/22 tende a se encerrar com estoques bastante limitados, uma vez que houve ajustes no consumo interno e para exportações, que têm se mantido bastante aquecidos ao longo deste ano.

Fonte: Ascom StoneX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *