Professores dialogam sobre expectativas e desafios na implantação das agências de notícias nas escolas

Bahia educação

Reunidos no Hotel Fiesta para participar do segundo dia de trabalho da formação ‘Educação Digital e Midiática: como montar uma agência de notícias na escola’, cerca de 500 educadores da rede estadual de educação dialogaram sobre as expectativas e os desafios na implantação das agências de notícias nas unidades escolares.

O dia hoje foi dedicado ao compartilhamento de experiências entre os professores que já coordenam o projeto nas suas unidades escolares e aqueles que ainda estão em processo de implementação da agência nos seus colégios. Na oportunidade eles refletiram sobre o notável progresso dos estudantes que participam do projeto e sobre como tem sido para eles conduzir e motivar os alunos nesta jornada de ensino e aprendizagem.

“Esta formação está incrível. Todas as discussões que estão sendo feitas, as oficinas que estão sendo oferecidas, nos tem dado um suporte imenso para gerar idéias sobre o que a gente vai fazer nas agências, como discutir estes processos com os estudantes e como efetivar a construção desta agência dentro das escolas, para discutir tanto as questões que acontecem dentro da unidade, quanto as que surgem na comunidade. Estou muito feliz de estar aqui”, destacou o professor Mateus Soares, do Colégio Estadual de tempo Integral Portal do Sertão (NTE 19).

“Esta formação tem sido importante para gente saber como lidar com um tema tão atual, que é a educação digital e midiática e para gente ensinar aos nossos alunos que a mídia é importante dentro da escola, da educação, mas se utilizada de uma forma correta, evitando desinformação e fake news e trabalhando sempre com fatos importantes e reais sobre temas da atualidade”, pontuou a professora Shirley Lemos, do Colégio Estadual João Galvão Sobrinho, de Itamari (NTE 22).

Estou feliz em participar desta formação que trata de um tema muito importante e super atual para os nossos alunos que estão aí imersos na tecnologia, nas redes sociais e que precisam estar por dentro deste tema. Participei das oficinas de poscast e fotografia e foi maravilhoso. Muito obrigada ao IAT”, contou a professora Josiane Reis, do Colégio Estadual Professora Almerinda Meira do Carmo, de Manoel Vitorino (NTE 22).

No dia de hoje os educadores assistiram a uma apresentação dialogada sobre como montar uma agência de notícias na escola, participaram de uma roda de conversa sobre as experiências de agências já implantadas e conheceram um pouco mais sobre cobertura e pauta jornalística nas redes sociais.

Fonte: ASCOM/IAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *