A Prefeitura de Salvador conquistou o primeiro lugar com o projeto “Mulher Salvador” na primeira edição do prêmio “Mujeres en Resiliencia”, realizado em Guadalajara, no México. Estiveram presentes no evento a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, e a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, Nathália Peixoto.
A premiação reconheceu iniciativas inovadoras e eficazes voltadas para a criação de comunidades resilientes com perspectiva de gênero. Além de Salvador, também disputaram o prêmio as cidades de Santa Fé, na Argentina; Quito, no Equador; Rio de Janeiro, no Brasil; e Cidade do México, no México.
O projeto “Mulher Salvador” é desenvolvido em parceria entre a SPMJ e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão de mulheres soteropolitanas em setores tradicionalmente dominados por homens, oferecendo capacitações, workshops e treinamentos que fortalecem habilidades e ampliam as oportunidades no mercado de trabalho.
“A premiação reafirma o compromisso de Salvador com políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e o fortalecimento da participação feminina em todas as esferas sociais e econômicas”, declara Fernanda Lordêlo.
Processo de escolha – Em junho de 2024, o Instituto de Planeación y Gestión del Desarrollo del Área Metropolitana de Guadalajara, em colaboração com a Rede de Cidades Resilientes, lançou a Convocatória de Mulheres em Resiliência. A ação teve como objetivo identificar e destacar ações, projetos e políticas locais que integrem a perspectiva de gênero nos esforços para fortalecer a resiliência comunitária nas cidades da América Latina e do Caribe.
Na primeira edição, a convocatória selecionou o Programa Mulher Salvador como a iniciativa mais bem avaliada. Como reconhecimento, foi organizada uma visita à Área Metropolitana de Guadalajara para que o programa conhecesse projetos da região que promovam a resiliência metropolitana com perspectiva de gênero. Além disso, o Mulher Salvador foi incluído no Guia para a Governança e Resiliência Metropolitana como referência em resiliência.
Além do reconhecimento, a delegação de Salvador participou de um encontro com a equipe da Secretaria de Igualdade Sustantiva entre Mujeres y Hombres do estado de Jalisco. Na ocasião, foi possível conhecer o trabalho realizado pela SPMJ com foco em atender e promover o desenvolvimento econômico das mulheres que vivem na região rural do estado, através da “Estrategia Mujeres Rurales em Jalisco – Proyecto Cerrando Brechas”.
A comitiva também participou de outros encontros com representações da AMG nos quais foram apresentados alguns programas implementados na região que se destacam pela abordagem inovadora, promovendo inclusão social, equidade de gênero e sustentabilidade. Entre essas iniciativas estão o Bici Escuela “Todas em Bicicleta”, o Mulheres Condutoras, o Nidos de Chuva e o Centro Comunitário Colmeia, projetos que melhoram a qualidade de vida da população, especialmente mulheres e crianças, por meio da mobilidade urbana e do acesso a serviços essenciais.
Fonte: Alô alô Bahia / Foto: Reprodução