Projeto de cinema itinerante sustentável retorna a Salvador com atividades gratuitas

cultura

O CineSolarzinho, primeiro projeto de cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, retorna a Salvador com atividades culturais gratuitas.

A programação acontece no dia 3 de abril, a partir das 18h, no Vão Livre do Teatro Castro Alves, e contará com exibição de curtas-metragens com recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência, e acompanhados por um intérprete de Libras, além de distribuição de pipoca. O público poderá visitar ainda o furgão acessível, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, será exibido o premiado curta-metragem “Os Gabriel”, dirigido por Gabriel Batista, um adolescente autista de Planaltina, no Distrito Federal. No filme, ele revela cinco de suas personalidades, “Gabriel normal”, “emo”, “empolgadão”, “bombado” e “neurótico”, e as descreve, conversando com o público.

“Viajando pelo Brasil, presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Serviço:
CineSolarzinho
Onde: Vão Livre do Teatro Castro Alves
Quando: 3 de abril;
18h – 1ª sessão: curtas-metragens com recurso acessível – Libras;
19h – 2ª sessão: curtas-metragens com recurso acessível – Audiodescrição;
Atração: pipoca e visita ao furgão acessível do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz;
Entrada gratuita.

Fonte: Alô alô Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *