Projeto premiado em formação do IAT é selecionado para a 6ª Mostra Nacional de Ciências em Brasília

Bahia educação

Mais uma importante vitória para a educação do estado da Bahia. Um dos projetos premiados na formação STEAM+ realizada pelo Instituto Anísio Teixeira foi o único de Iniciação Científica selecionado para a 6ª Mostra Nacional de Ciências que acontecerá em Brasília.

Intitulado ‘Cidadão planetário: conhecendo e conservando a Caatinga’, o projeto, que foi orientado pela professora Nadja Cajado da Silva, foi idealizado e desenvolvido pelos estudantes da primeira série do curso Técnico em Administração do Colégio Estadual do Campo Rômulo Galvão de Tempo Integral, de Caldeirão Grande (NTE 25), Renata Bezerra Cajado, Maria Eduarda Santos Gonçalves, Laís Araújo Silva e Thays Santos Fagundes Melo.


A iniciativa tem como missão primordial despertar a consciência ambiental da comunidade escolar e da população local sobre a riqueza e a urgência na conservação do bioma exclusivamente brasileiro: a Caatinga. Por meio de um conjunto de ações educativas e práticas, ela busca promover a sustentabilidade dos recursos naturais e, simultaneamente, formar cidadãos conscientes, críticos e com atitudes ecologicamente responsáveis.

“Participar deste prestigiado evento nacional é de extrema importância, pois valida o trabalho e coloca o projeto em um patamar nacional, comprovando seu mérito científico e educacional. Além disso, amplifica o impacto, levando a mensagem crucial sobre a conservação da Caatinga para um público maior, transcendendo os limites locais e inspirando outras comunidades”, afirmou a professora Nadja Cajado.

A docente destacou ainda que participar da 6ª Mostra Nacional de Ciências proporciona troca de experiências e oferece aos jovens pesquisadores uma oportunidade ímpar de intercâmbio de conhecimento, networking e aprendizado com outros projetos de diversas regiões do Brasil.

“Incentiva os estudantes. É uma experiência transformadora que valoriza o esforço dos discentes, elevando sua autoestima e motivando-os a darem continuidade à carreira científica e à sua atuação cidadã”, contou.

“Participar do Projeto Caatinga tem sido uma experiência transformadora, porque nos faz enxergar o quanto esse bioma, que é único no mundo, precisa ser valorizado e preservado. Muitas vezes, as pessoas não conhecem a riqueza que a Caatinga guarda em sua biodiversidade, na sua cultura e até nos alimentos que fazem parte da vida de tantas comunidades”, afirmou a estudante Maria Eduarda Silva Gonçalves.

“Levar esse conhecimento adiante, dentro da escola e agora na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, é motivo de orgulho. Estamos mostrando que o sertão não é apenas resistência, mas também inovação, ciência e esperança. Cada atividade, cada ação e cada ideia dentro do projeto reforçam que a preservação da Caatinga é também a conservação da nossa identidade”, destacou a estudante Renata Bezerra Cajado.

O trabalho obteve reconhecimento de excelência ao ser selecionado entre os 10 projetos destaque do encontro STEAM+ IAT 2025, um feito que atesta sua qualidade, inovação e alinhamento com os princípios da educação STEAM.

Foi também selecionado como proposta de pesquisa para o programa de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF, tendo como orientador o professor Dr. José Alves de Siqueira Filho
 

Fonte: ASCOM/IAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *