Prosa Rural – Fermentado de umbu agrega valor e diminui perdas pós-colheita

Bahia Brasil CITY RURAL

Segunda, 12 de janeiro de 2026

Janeiro/2026 – 2ª Semana – Região: Todas

O umbu, fruto símbolo da Caatinga, está ganhando um novo papel no semiárido brasileiro: ele agora serve como base para a produção de uma bebida fermentada e naturalmente gaseificada, semelhante a um vinho espumante. Essa inovação segue todos os parâmetros regulatórios do Ministério da Agricultura e Pecuária e representa uma oportunidade real de agregar valor ao fruto, reduzir perdas e abrir novos mercados para produtos feitos com matérias-primas alternativas e exóticas.
A transformação do umbu em um fermentado de alto valor comercial também fortalece a economia circular em uma das regiões mais afetadas pela escassez de água, contribuindo diretamente para a renda da agricultura familiar e extrativista no bioma Caatinga. É uma tecnologia que une tradição, sustentabilidade e inovação, criando novas possibilidades para produtores e consumidores.
Quer saber como essa novidade pode impulsionar o semiárido? Então, não perca o Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa, que leva conhecimento e inovação ao campo brasileiro.
Se você preferir ouvir a versão estendida deste programa, confira o Podcast Prosa Rural no Spotify e no Youtube! 

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (19) 3311-2608

Fonte: EMBRAPA / Foto: Luís Henrique Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *