Na crista da onda por “Assassinos da Lua das Flores”, o cineasta disse que pretende quebrar o estigma negativo da religião
O próximo filme de Martin Scorsese será sobre Jesus Cristo. A afirmação foi feita pelo próprio diretor, em entrevista ao Los Angeles Times e, segundo ele, atende a um pedido feito pelo pontífice da Igreja Católica. “Respondi ao apelo do papa aos artistas da única forma que sei, imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus”, disse.
Logo após a exibição de “Assassinos da Lua das Flores” no Festival de Cannes, na França, em maio de 2023, Scorsese fez uma viagem à Itália, acompanhado por sua mulher, Helen Morris, para uma conferência intitulada “Global Aesthetics of the Catholic Imagination” — ou estética global da imaginação católica.
Na Itália, o cineasta teve um encontro com o papa Francisco. E foi o que bastou para inspirar a próxima obra dele que é um considerado um dos grandes nomes vivos da sétima arte.
Scorsese já concluiu o roteiro do filme em colaboração com o crítico e também diretor Kent Jones. As filmagens devem começar no final deste ano. Ele disse também que ainda está “nadando em inspirações”, mas que o longa será baseado no livro “A Life of Jesus”, ou a vida de Jesus, do autor Shusaku Endo.
“Neste momento, ‘religião’, você diz essa palavra e todos ficam em pé de guerra porque ela falhou de muitas maneiras. Mas isso não significa necessariamente que o impulso inicial estava errado. Vamos voltar. Vamos apenas pensar sobre isso. Você pode rejeitá-lo. Mas pode fazer diferença na maneira como você vive sua vida – até mesmo rejeitando-a. Não descarte isso de imediato. É só disso que estou falando. E estou dizendo isso como uma pessoa que fará 81 anos em alguns dias”, declarou.
Vale lembrar que Martin Scorsese é um admirador do brasileiro/baiano Glauber Rocha, que também fez um filme baseado em Jesus: “A Idade da Terra” (1980), até hoje bastante controverso e que gerou muito barulho na Bienal de Veneza quando foi lançado.
Fonte: Metro 1